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Título: Serviço social e acesso à saúde : respostas profissionais ao estigma vivenciado por usuárias (os) da dermatologia
Outros títulos: Social service and access to health care : professional responses to the stigma experienced by dermatology service users
Autor(es): Marques, Maisa Menezes
Orientador(es): Ribeiro, Isabela Ramos
Assunto: Saúde pública
Dermatologia
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Data de apresentação: 10-Mar-2016
Data de publicação: 16-Mai-2016
Referência: MARQUES, Maisa Menezes. Serviço social e acesso à saúde: respostas profissionais ao estigma vivenciado por usuárias (os) da dermatologia. 2016. 85 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso teve a temática originada pela vivência do estágio supervisionado em Serviço Social em 2014, na dermatologia do Hospital Universitário de Brasília. Esse trabalho objetiva a identificação e a análise das limitações de acesso enfrentadas pelas (os) usuárias (os) da dermatologia na alta complexidade dos serviços de saúde, e as possibilidades de intervenção do Serviço Social orientado pelo projeto ético-político e pelos princípios e diretrizes do SUS, para mediar os direitos desse público e contribuir para a desconstrução do preconceito e para o acesso à saúde de forma universal, integral e equitativa. O estudo orienta-se pelo método do materialismo dialético, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa. A técnica utilizada foi a revisão bibliográfica baseada na leitura de artigos científicos selecionados por meio da busca no banco de dados do Scielo. Os artigos foram analisados e tiveram as referências bibliográficas consultadas para se alcançar outras produções com temas afins, consistindo na metodologia bola de neve (snowball). Os estudos encontrados demonstram haver inúmeros desafios para o acesso das (os) usuárias (os) na saúde e o preconceito pela presença da dermatose consiste em fator agravante a isso. Refletir sobre as dificuldades para o acesso à saúde e o papel do Serviço Social como mediador entre as (os) usuárias (os) e os direitos que possuem permitiu perceber que, apesar de algumas peculiaridades encontradas na dermatologia, os entraves para o acesso ao SUS de forma universal, integral e equitativa são identificados em vários setores e unidades de saúde, demonstrando ser um problema estrutural, relativo ao atual projeto societário. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This Course Completion work originated from the experience of supervised training in Social Work in 2014 at the dermatology division of the University of Brasilia’s Hospital. This study aims to identify and analyze the access constraints faced by the users of the dermatology service at the high complexity of health services, and the intervention possibilities of social work guided by ethical-political project and the principles and guidelines SUS, to mediate the rights of that public and contribute to the prejudice deconstruction and access to universal, unabridged and equitable health. The study is guided by the dialectical materialism method, characterized as a qualitative research. The technique used was a literature review based on scientific articles reading, selected by seeking the scielo database. The articles were analyzed and had the references consulted to achieve other productions with related topics, the snowball method. The found studies show that there are numerous challenges to the access of the health users and prejudice due to the presence of dermatosis consists of an aggravating factor to it. Considering the health care access difficulties and the role of social work as a mediator between the users and the rights they have, allowed to realize that, despite some peculiarities found in the dermatology service, barriers to access to SUS universaly, unabridgedly and equitably are identified in various sectors and health units, evidencing a structural problem on the current corporate project.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
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