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https://bdm.unb.br/handle/10483/13112
Título: | A importância dos jogos para a aprendizagem na educação infantil |
Autor(es): | Sant’Anna, Talita Madeira Cunha de |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Educação de crianças Atividades lúdicas Jogos educativos |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 16-Mai-2016 |
Referência: | SANT'ANNA, Talita Madeira Cunha de. A importância dos jogos para a aprendizagem na educação infantil. 2014. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O jogo é um instrumento que precisa estar presente no contexto da sala de aula, pois pode mudar direta ou indiretamente a relação professor-aluno, pois através dele, as crianças se divertem, aprendem a conviver, aprendem a fazer, aprendem a ser e aprendem a aprender. A escola pode permitir que o aluno amplie sua visão mundo, e o papel do professor é de ser um facilitador da aprendizagem, não entregando-lhe tudo em mãos, mas ajudando-o a compreender seu papel de cidadão. O jogo tem características integradoras, que ajudam no desenvolvimento emocional, cognitivo, e tem extrema importância na socialização do aluno com a sociedade. O presente trabalho traz a temática dos jogos aplicados no sentido de auxiliar o trabalho do professor, na busca por um processo de aprendizagem mais rico, lúdico e significativo. Fazendo um apanhado bibliográfico, observam-se as potencialidades que esse recurso pode oferecer quando explorado com objetivo e intencionalidade. Neste trabalho aponta-se e defende-se a utilização dos jogos para a aprendizagem na educação infantil como princípio metodológico para as atividades curriculares, oferecendo possibilidades para uma prática pedagógica que desperte o interesse do aluno e que desenvolva suas potencialidades e habilidades, contribuindo para o seu convívio na escola e na sociedade. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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