Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13106
Título: | Representações sociais dos professores sobre a educação inclusiva |
Autor(es): | Freitas, Jessyca Karoline Nascimento de |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Inclusão social Educação inclusiva Professores |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 16-Mai-2016 |
Referência: | FREITAS, Jessyca Karoline Nascimento de. Representações sociais dos professores sobre a educação inclusiva. 2015. 76 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar as representações sociais dos professores do ensino fundamental sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais em classes regulares e como objetivos específicos o intuito de identificar e caracterizar as principais representações sociais dos professores a respeito da escola inclusiva; verificar as principais dificuldades e desafios dos professores acerca da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais e identificar os desafios de uma escola inclusiva na visão dos professores. Participaram da pesquisa doze professoras com idades que variam de 39 a 56 anos, todas pertencentes a uma escola do Ensino Fundamental localizada no Plano Piloto em Brasília, Distrito Federal. Utilizou-se a abordagem qualitativa e dois instrumentos de coleta de dados, o primeiro contendo dados sócios demográfico com três questões abertas e o segundo contendo um protocolo de associação livre de palavras. Os dados apontam que as representações das professoras para com a educação inclusiva se concentraram em quatro classes, onde inclusão representa: Fraternidade, Aceitação, Cooperação e Estimulo. Conclui-se que apesar de existir todo um aparato legal em prol da educação inclusiva existem ainda concepções e barreiras que devem ser quebradas para que se garanta o direito de acesso a todos a educação de qualidade. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons