Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClariceCabral.pdf4,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas musicais de orquestra e coral no Centro de Ensino Ave Branca
Autor(es): Cabral, Clarice
Orientador(es): Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto: Música na educação
Práticas pedagógicas
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 12-Mai-2016
Referência: CABRAL, Clarice. Práticas musicais de orquestra e coral no Centro de Ensino Ave Branca. 2015. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo conhecer as práticas musicais de Coral e Orquestra do Centro de Ensino Médio Ave Branca – CEMAB da cidade de Taguatinga/DF. A revisão de literatura traz autores que discutem sobre a prática coral e a de orquestra, com ênfase no espaço escolar. A metodologia da pesquisa foi de caráter descritivo. Foram realizadas duas entrevistas e observações de aulas dos professores de coral e da orquestra da escola. Os resultados encontrados apontam que a prática musical é desenvolvida no contraturno de alunos do ensino médio, uma vez que a escola é de tempo integral. O foco do ensino de música nesse espaço escolar está nas apresentações musicais para a comunidade externa. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to know the musical practices of Coral and Orchestra CEMAB School. The choice of locus happened to be a pioneer school in the Federal District and have not yet been explored as an object of study in school music education area in Distrito Federal. The literature review brings authors discussing about the choir practice and orchestra, with emphasis on the school environment. The research methodology was exploratory. Two interviews and class observations of coral teachers and the school orchestra have been realized.The results were that musical practice is developed in high school. The results were that musical practice is developed in high school students on differents class schedule, focusing for musical performances to the external community .
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de artes, Departamento de Música, 2015.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons