Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LinidellyRochaMendes.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desigualdade de gênero e raça no ensino técnico : influências no acesso e na permanência das alunas negras do Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião
Autor(es): Mendes, Linidelly Rocha
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Gênero - desigualdade
Mulheres negras
Negros - educação
Discriminação na educação
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 11-Mai-2016
Referência: MENDES, Linidelly Rocha. Desigualdade de gênero e raça no ensino técnico: influências no acesso e na permanência das alunas negras do Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião. 2015. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC em Serviço Social “Desigualdade de gênero e raça no ensino técnico: Influências no acesso e na permanência das alunas negras do Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião” teve como objetivo analisar como as desigualdades de gênero e raça se relacionam com o acesso e a permanência das alunas negras nos cursos de educação profissional. Para enraizar nossa pesquisa, investigamos especificamente a presença de alunas negras nos Cursos Técnicos Subsequentes em Secretariado e Secretaria Escolar do Instituto Federal de Brasília no Campus São Sebastião – IFB/SS, nos anos de 2013 e 2014, já que estes cursos apresentam maior atratividade para o público feminino. Para isso se fez um percurso metodológico que incluiu como técnicas a pesquisa bibliográfica sobre literatura científica recente acerca do tema, e também a análise documental, incluídos o Projeto Político Pedagógico, Planos de Curso e dados do Registro Acadêmico do Campus. Fez-se uma sistematização histórica em relação ao ensino técnico e tecnológico no Brasil e no Distrito Federal, até chegar ao Campus São Sebastião. Foi analisado o processo de inserção das mulheres negras no sistema educacional e no mercado de trabalho, com base em dados que exibem a desigualdade das mulheres negras, mostrando que elas atingem maior nível de desemprego, recebem menores salários, residem em periferias e se encontram em maior situação de vulnerabilidade social. Essa desigualdade influencia na vida acadêmica delas, pois tem seu tempo dividido em várias jornadas quando comparado com os homens ou com as mulheres brancas, e maiores dificuldades que espelham no processo de aprendizagem e na permanência nos cursos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This essay “Gender and race inequalities in technical education: leverage in access and permanence of black female students of ‘Instituto Federal de Brasília do Campus São Sebastião’ is the final paper of the conclusion of graduation in Social Work. Which had as purpose analyze how gender and race inequalities is related to black students accessing and remaining in courses of professional education. To the research was investigating specifically the presence of the students in the “Curso Técnico Subsequente em Secretariado e Secretaria Escolar no Instituto Federal de Brasília no Campus São Sebastião – IFB/SS” (course in secretariat), in the years of 2013 and 2014. The choice of the course is justified because present more interest of the female public in IFB/SS. The methodological route included bibliographic search in recent scientific literature about the subject of the research and documental analyses, as well, which involves pedagogic politic project, course’s program, data of registration in IFB/SS. It was made a historical systematization between the professional education in Brasil and Distrito Federal and specializing specifically in this one of IFB/SS. Was studied the process for the black women join in the education system and job market based on data that show the inequalities suffered by black women. Intending expose they higher levels of unemployment, they earning lower wages, living in suburb and living in complex vulnerability situations. This inequalities leverage their academic life, because they have to break their daily-times in many journey hours whether its compared to the men or white women. Lastly they have more difficulties that reflect in their learning process and permanence in course.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons