Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13084
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TiagoAlvesOliveira.pdf563,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Tocando viola na escola” : o ensino da viola caipira sob a perspectiva de dois professores violeiros
Autor(es): Oliveira, Tiago Alves
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Viola
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2016
Referência: OLIVEIRA, Tiago Alves. “Tocando viola na escola”: o ensino da viola caipira sob a perspectiva de dois professores violeiros. 2015. 46 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo investigar o ensino da viola caipira no Centro de Ensino Profissional Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), a partir da opinião de dois professores violeiros. Especificamente, o estudo visa: 1) descrever quais conhecimentos e habilidades os professores consideram relevantes para o ensino e a performance da viola; 2) identificar que materiais didáticos, estratégias e repertório eles selecionam e desenvolvem, como e por quê. Integra-se também à proposta do trabalho realizar uma revisão de literatura a fim de fazer um levantamento de trabalhos de importantes autores que utilizando-se do tema viola caipira discutem a respeito de história musical e social do instrumento; cultura caipira; inovação nas formas de utilização do instrumento na atualidade; sua técnica instrumental e escolarização. Este estudo entrevistou dois violeiros, Roberto Corrêa e Marcos Mesquita, professores de viola caipira no CEP-EMB. Eles revelam que o ensino em questão está em processo de sistematização de conteúdo provindo da música da cultura popular brasileira, na qual, a transmissão de conhecimento é marcada pela oralidade. No CEP-EMB, a aprendizagem informal do instrumento se mescla a aprendizagem formal e tem promovido a pesquisa, o desenvolvimento técnico, a utilização do instrumentos em outros gêneros musicais e a divulgação da cultura caipira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons