Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13064
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlinaFreitasPraxedes.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Hipocrisia e servilidade : uma análise sobre a divisão racial e sexual nas estruturas do trabalho doméstico no Distrito Federal
Autor(es): Praxedes, Alina Freitas
Orientador(es): Guiraldelli, Reginaldo
Assunto: Relações étnico-raciais
Mulheres negras
Empregados domésticos
Trabalho doméstico
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 9-Mai-2016
Referência: PRAXEDES, Alina Freitas. Hipocrisia e servilidade: uma análise sobre a divisão racial e sexual nas estruturas do trabalho doméstico no Distrito Federal. 2015. 118 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa analisa a configuração do trabalho doméstico na contemporaneidade a partir de uma perspectiva sócio-histórica e crítica, tendo como referências as relações étnico-raciais, de classe e de gênero. Por isso, compreendemos que não é possível discutir o trabalho doméstico remunerado sem debater o trabalho doméstico não remunerado realizado em casa, que é desvalorizado socialmente e que faz parte da rotina do gênero feminino que possui múltiplas jornadas de trabalho, ocasionando uma precarização da vida. Por meio da abordagem metodológica materialista histórico-dialética buscamos, com o recurso da história oral, conhecer as mudanças recentes no mundo do trabalho e seus efeitos para a classe trabalhadora, com enfoque para as relações de gênero e étnico-raciais a partir de entrevistas com trabalhadoras domésticas negras do Distrito Federal e Entorno. Partindo do pressuposto de que devemos reconhecer o nosso lugar de fala e tentar romper com o silenciamento das mulheres negras que são invisibilizadas em diversos espaços, buscamos suscitar a discussão sobre a PEC das domésticas e seus desdobramentos ideopolíticos e sócio-econômicos, enfatizando suas consequências diretas na vida das trabalhadoras domésticas negras do país. Para isso, também foi necessária uma investigação sobre o trabalho doméstico remunerado em âmbito nacional, marcado predominantemente pela reprodução e sustentação das desigualdades de raça, gênero, classe e geração.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons