Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13049
Título: | Uma análise do tema educação ambiental nos livros didáticos de ensino fundamental e médio |
Autor(es): | Serafim, Marcos |
Orientador(es): | Castro, Aracelly dos Santos |
Assunto: | Educação ambiental Livros didáticos |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 5-Mai-2016 |
Referência: | SERAFIM, Marcos. Uma análise do tema educação ambiental nos livros didáticos de ensino fundamental e médio. 2015. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, São Paulo, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo abordar o tema Educação ambiental nos livros didáticos fazendo inicialmente um panorama do que é educação ambiental e da importância desse tema para nossa sociedade, as diversas conferências e encontros globais sobre meio ambiente. Nele se comenta as conseqüências da ação humana à natureza. Em um primeiro momento, desenvolveu-se um panorama da consciência ambiental brasileira, bem como o conceito de desenvolvimento sustentável, também o conceito da educação ambiental trabalhada nos livros didáticos. Neste trabalho, fez-se uma abordagem problematizada e crítica acerca do tema onde a abordagem mais importante foi inserir o meio-ambiente a importância de se compreendê-lo com algo integrante de nossa existência e a necessidade de inseri-lo em nossas salas de aulas por meio dos materiais didáticos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This academic work has the propose to address the subject Environmental Education in textbooks , making initially an opinion of what is environmental education and the importance of this issue for our society, the various global conferences and international meetings about the environment, the consequences of human action to nature. At first, we developed an overview of the Brazilian environmental awareness as well as the concept of sustainable development, the concept of environmental education worked in textbooks. In this work, there was one problem solving and critical analysis of the theme where the most important approach was to insert the environment the importance of understanding it with something integral to our existence and the need to insert it in our classrooms through teaching materials. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade Aberta do Brasil, 2015. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons