Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_SuellenSantosdaSilva.pdf415,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida de idosos moradores do Paranoá - DF : um olhar psicológico sobre o tema
Autor(es): Silva, Suellen Santos da
Orientador(es): Alves, Elioenai Dornelles
Assunto: Idosos - psicologia
Qualidade de vida
Promoção da saúde
Data de apresentação: Abr-2010
Data de publicação: 2-Dez-2010
Referência: SILVA, Suellen Santos da. Qualidade de vida de idosos moradores do Paranoá - DF: um olhar psicológico sobre o tema. 2010. 36 f. Monografia (Especialização em Educação e Promoção da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho final constitui-se de uma pesquisa quantitativa com o objetivo de refletir sobre a qualidade de vida dos idosos em especial sobre a importância dos aspectos psicológicos sobre o tema. O trabalho está organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo é apresentado um breve histórico sobre o envelhecimento o qual vem fazendo parte da realidade mundial; a qualidade de vida que é descrita como resultado da influência de inúmeros fatores como físico, psicológico, social, ambiental, cultural; a promoção da saúde a qual está intrinsecamente relacionada a qualidade de vida. O segundo capítulo é composto pela descrição da pesquisa a qual tem caráter observacional de corte transversal e utiliza-se do instrumento criado pelo grupo de estudo da qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde - OMS denominado Word Health Organization Quality of Life Instrument 100 (WHOQOL-100), em versão reduzida para WHOQOL-bref, realizada para avaliar a qualidade de vida de adultos de forma sucinta, porem com as características psicométricas preservadas. No terceiro capítulo é apresentado a descrição dos resultados juntamente com a análise dos mesmos a luz das referências teóricas que embasam este trabalho. O quarto e último capítulo é composto pela síntese das informações obtidas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.04.TCC.1304
Aparece na Coleção:Educação e Promoção da Saúde



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.