Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13025
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcelFelipedeMeloCintra.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da usabilidade do portal de periódicos da CAPES
Autor(es): Cintra, Marcel Felipe de Melo
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Usabilidade
Portais de periódicos
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Periódicos eletrônicos
Periódicos científicos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Mai-2016
Referência: CINTRA, Marcel Felipe de Melo. Avaliação da usabilidade do portal de periódicos da CAPES. 2015. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Apresenta uma pesquisa realizada entre alunos do curso de Biblioteconomia para se avaliar a usabilidade do Portal de Periódicos da CAPES. Realiza uma revisão sistematizada de literatura para se angariar uma definição de usabilidade e uma metodologia para avaliação de usabilidade. Segundo essa metodologia, conforme o estabelecido por Jakob Nielsen com suas dez heurísticas, foi aplicado um questionário online para 47 alunos do curso de Biblioteconomia na UnB. Os resultados indicaram uma usabilidade mediana do Portal de Periódicos da CAPES, tendendo para uma boa usabilidade. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work presents a research done with graduation students of the Librarianship to evaluate the usability of CAPES Journal Portal. Performs a systematized literature review to obtain a definition of usability and a methodology for usability evaluation. According to this methodology, in the line of what is established by Jakob Nielsen with his ten heuristics, it was applied a online survey for 47 students of the Librarianship Faculty in UnB. The results indicated a medium usability of the CAPES Journal Portal, tending to a good usability.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2015.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons