Título: | Percepções dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre a grade curricular, os docentes, as competências e o mercado de trabalho |
Autor(es): | Hendrix, Lityz Ravel |
Orientador(es): | Walter, Maria Tereza Machado Teles |
Assunto: | Biblioteconomia Bibliotecários - formação profissional Bibliotecários - prática profissional Universidade de Brasília (UnB) - Biblioteconomia - estudantes Universidade de Brasília (UnB) |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 3-Mai-2016 |
Referência: | HENDRIX, Lityz Ravel. Percepções dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre a grade curricular, os docentes, as competências e o mercado de trabalho. 2015. ix, 86, 9 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho verificou a percepção dos potenciais egressos do curso de
Biblioteconomia da Universidade de Brasília-UnB, do segundo semestre de 2015 e
do primeiro semestre de 2016, em relação à própria competência para ingresso no
mercado de trabalho, à atualidade da grade curricular, à sua visão sobre os colegas
e sobre eles mesmos e também a opinião acerca das práticas pedagógicas dos
docentes. O interesse pela temática se deu em decorrência do debate ocorrido
durante o XXXVII Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e
Documentação - ENEBD 2014, em Brasília, acerca da percepção de alguns alunos
de haver defasagem da grade curricular do curso de Biblioteconomia UnB, em
relação ao que o mercado de trabalho requer do profissional. A abordagem da
pesquisa foi embasada nos pilares: formação profissional e competências
profissionais do bibliotecário. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso de
natureza descritiva e utiliza a abordagem mista, uma vez que foram utilizados
métodos quantitativos e qualitativos para tratamento dos dados. Para o grupo
participante desta pesquisa, foi possível constatar que é formado por uma maioria
de mulheres, jovens, com faixa etária entre 21 e 25 anos, e ano de ingresso em
2012. A maioria não tinha Biblioteconomia como primeira opção de carreira, mas se
entusiasmou com o curso e recomendaria a outros jovens que estivessem em fase
de escolha de profissão. Quase todos fizeram estágios extra-curriculares, que
consideram os ter influenciado na formação profissional e pelos exemplos positivos
de bibliotecários com os quais puderam conviver nesse período. Conforme este
grupo de respondentes, as práticas pedagógicas dos professores os desmotivam a
assistir as aulas, mas reconhecem que os docentes trazem informações atuais para
as disciplinas. Assinalaram que percebem que seus colegas de curso estão mais
interessados em prestar algum concurso público, que são desmotivados, mas parte
deles se percebe como desmotivada também. De acordo com esses alunos, faltam
disciplinas de todas áreas relacionadas à Biblioteconomia, com ênfase nas áreas
social, aplicadas e tecnológicas. No que tange às competências profissionais que
serviram de base para a pesquisa, além das propostas por Valentim (2002), eles se
avaliaram bons nas competências de comunicação e expressão, técnico-científicas,
social e políticas e gerenciais, mas se assinalaram como regulares na elaboração
de produtos de informação e nas competências gerenciais em geral, além do
planejamento de políticas de conservação e preservação documental. O grupo
pesquisado acrescentou, ainda, que o bibliotecário tem que ser proativo e
cooperativo, lidar com a informação em diversos meios, fazendo o tratamento e a
organização desta informação. |
Abstract: | This study investigated the perception of potential graduates of the course in
Librarianship at University of Brasilia-UnB, second semester of 2015 and first
semester of 2016, in relation to their competence for entering the labor market, their
opinion about the curriculum of the course, their opinion about their classmates anda
about themselves, and about the pedagogical practice of their professors. The
interest to study these questions began because of the debate conducted by some
students on the XXXVII National Conference of Library and Documentation Student
2014, in Brasília, about the gap of the curriculum of the Librarianship Science course
of UnB, related to market demands. The research approach was based on the
pillars: education and professional skills of the librarian. This research is
characterized as descriptive, case study and uses the mixed approach and for data
processing were used quantitative and qualitative methods. The majority of the
future librarians of this research is young, ages from 21 to 25 years old, female, and
bean the course in 2012. The first choice for a career was not Librarianship for the
majority of the students, but they became enthusiastic and would recommend the
course to other young people which have to choose a career. Almost all the students
participated in extracurricular internship, what they considered that influenced their
professional formation, and where they were able to have positive examples of good
librarians. According to these group, the professors adopt pedagogical practices that
do not motivate them, but recognize that the content of the disciplines are updated.
The students think that their colleagues are not motivated, but a part of them think
that themselves are not motivated as well. About the curriculum, they consider that
there should have more disciplines related to Librariaship, emphasizing the social
and applied sciences, and information technology. Related to the professional
competences, they considered themselves good in communication, scientific and
social competences, but analysed themselves as regular in management
competences and about their skills to propose information products. This group
considered, also, that the librarian must be proactive and cooperative, and deal with
information no matter what is the platform. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2015. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|