Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13022
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LityzRavelHendrix.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepções dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre a grade curricular, os docentes, as competências e o mercado de trabalho
Autor(es): Hendrix, Lityz Ravel
Orientador(es): Walter, Maria Tereza Machado Teles
Assunto: Biblioteconomia
Bibliotecários - formação profissional
Bibliotecários - prática profissional
Universidade de Brasília (UnB) - Biblioteconomia - estudantes
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Mai-2016
Referência: HENDRIX, Lityz Ravel. Percepções dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre a grade curricular, os docentes, as competências e o mercado de trabalho. 2015. ix, 86, 9 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho verificou a percepção dos potenciais egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília-UnB, do segundo semestre de 2015 e do primeiro semestre de 2016, em relação à própria competência para ingresso no mercado de trabalho, à atualidade da grade curricular, à sua visão sobre os colegas e sobre eles mesmos e também a opinião acerca das práticas pedagógicas dos docentes. O interesse pela temática se deu em decorrência do debate ocorrido durante o XXXVII Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação - ENEBD 2014, em Brasília, acerca da percepção de alguns alunos de haver defasagem da grade curricular do curso de Biblioteconomia UnB, em relação ao que o mercado de trabalho requer do profissional. A abordagem da pesquisa foi embasada nos pilares: formação profissional e competências profissionais do bibliotecário. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso de natureza descritiva e utiliza a abordagem mista, uma vez que foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos para tratamento dos dados. Para o grupo participante desta pesquisa, foi possível constatar que é formado por uma maioria de mulheres, jovens, com faixa etária entre 21 e 25 anos, e ano de ingresso em 2012. A maioria não tinha Biblioteconomia como primeira opção de carreira, mas se entusiasmou com o curso e recomendaria a outros jovens que estivessem em fase de escolha de profissão. Quase todos fizeram estágios extra-curriculares, que consideram os ter influenciado na formação profissional e pelos exemplos positivos de bibliotecários com os quais puderam conviver nesse período. Conforme este grupo de respondentes, as práticas pedagógicas dos professores os desmotivam a assistir as aulas, mas reconhecem que os docentes trazem informações atuais para as disciplinas. Assinalaram que percebem que seus colegas de curso estão mais interessados em prestar algum concurso público, que são desmotivados, mas parte deles se percebe como desmotivada também. De acordo com esses alunos, faltam disciplinas de todas áreas relacionadas à Biblioteconomia, com ênfase nas áreas social, aplicadas e tecnológicas. No que tange às competências profissionais que serviram de base para a pesquisa, além das propostas por Valentim (2002), eles se avaliaram bons nas competências de comunicação e expressão, técnico-científicas, social e políticas e gerenciais, mas se assinalaram como regulares na elaboração de produtos de informação e nas competências gerenciais em geral, além do planejamento de políticas de conservação e preservação documental. O grupo pesquisado acrescentou, ainda, que o bibliotecário tem que ser proativo e cooperativo, lidar com a informação em diversos meios, fazendo o tratamento e a organização desta informação.
Abstract: This study investigated the perception of potential graduates of the course in Librarianship at University of Brasilia-UnB, second semester of 2015 and first semester of 2016, in relation to their competence for entering the labor market, their opinion about the curriculum of the course, their opinion about their classmates anda about themselves, and about the pedagogical practice of their professors. The interest to study these questions began because of the debate conducted by some students on the XXXVII National Conference of Library and Documentation Student 2014, in Brasília, about the gap of the curriculum of the Librarianship Science course of UnB, related to market demands. The research approach was based on the pillars: education and professional skills of the librarian. This research is characterized as descriptive, case study and uses the mixed approach and for data processing were used quantitative and qualitative methods. The majority of the future librarians of this research is young, ages from 21 to 25 years old, female, and bean the course in 2012. The first choice for a career was not Librarianship for the majority of the students, but they became enthusiastic and would recommend the course to other young people which have to choose a career. Almost all the students participated in extracurricular internship, what they considered that influenced their professional formation, and where they were able to have positive examples of good librarians. According to these group, the professors adopt pedagogical practices that do not motivate them, but recognize that the content of the disciplines are updated. The students think that their colleagues are not motivated, but a part of them think that themselves are not motivated as well. About the curriculum, they consider that there should have more disciplines related to Librariaship, emphasizing the social and applied sciences, and information technology. Related to the professional competences, they considered themselves good in communication, scientific and social competences, but analysed themselves as regular in management competences and about their skills to propose information products. This group considered, also, that the librarian must be proactive and cooperative, and deal with information no matter what is the platform.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2015.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons