Resumo: | O objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa e enfoque fenomenológico, foi compreender de que maneira o Sociopsicodrama interfere na Memória Educativa dos alunos do 1º semestre do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, e teve como problema norteador o seguinte questionamento: Como o trabalho vivencial interfere na confecção do Memorial Educativo? A Memória Educativa relatada neste trabalho trata-se da escrita, por alunos da graduação em Pedagogia da Universidade de Brasília, do Memorial Educativo exigido no Trabalho de Conclusão de Curso. O Memorial Educativo refere-se à narração das vivências escolares dos estudantes, perpassando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e o Ensino Superior. O Sociopsicodrama, método que tem como proposta trabalhar as relações, tanto individuais, quanto sociais, através do chamado ‘teatro espontâneo’ - dramatizações que têm como contexto a própria vida do participante - foi utilizado como metodologia para a interferência dessa Memória Educativa, de maneira que ela fosse melhor resgatada e ressignificada. Memorial Educativo e Sociopsicodrama são dispositivos socioeducativos utilizados em diferentes contextos para a ancoragem dos saberes dos alunos. Esta pesquisa procura responder se estas metodologias podem ser trabalhados simultaneamente como dispositivos pedagógicos complementares e qual o resultado obtido. Os participantes dessa pesquisa foram alunos do primeiro semestre do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, que realizaram um Memorial Educativo Inicial, no início do semestre anteriormente as dramatizações, e um Memorial Educativo Final, no final do semestre posteriormente as dramatizações. Como principais resultados percebeu-se diferença significativa, tanto qualitativa quanto quantitativamente, entre os Memoriais Educativos iniciais e os Memoriais Educativos finais, sendo que, este último apresentou um número maior de páginas, de temas, acontecimentos e personagens quando comparado ao primeiro Memorial. Notou-se, também, uma diferença na escrita e nas vivências dos alunos mais velhos quando comparados aos alunos mais novos: narrativa inconsciente a respeito da identificação do ‘ser professor’ e ‘ser sujeito’ no decorrer dos períodos escolares. __________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this research, qualitative and phenomenological approach nature, was to understand how the Sociopsicodrama interferes with the educational memory of the students of the 1st semester of the Faculty of Education at the University of Brasilia, and took as a guide the following question problem: As the experiential work interfere in the making of the Educational Memorial? The Educational memory reported in this study it is writing for undergraduate students in Pedagogy at the University of Brasilia, the Educational Memorial required at Work Completion of course. The Educational Memorial refers to the narration of the school experiences of students, passing Early Childhood Education, Elementary Education, Secondary Education and Higher Education. The Sociopsicodrama, method that proposes working relations, both individual, and social, through the so-called 'spontaneous theater' - drama whose context the participant's own life - was used as a methodology for interference of this educational memory, so she was rescued and best new meaning. Educational Memorial and Sociopsicodrama youth are devices used in different contexts, so that subjects such as 'Experiential Workshop', among others, are used for experiential methodologies for anchoring the knowledge of the students. This research seeks to answer whether these devices can be simultaneously worked as complementary pedagogical devices and what the result. Participants of this research were students of the first semester of Pedagogy from the University of Brasilia, who conducted an Initial Educational Memorial, at the beginning of the semester before the drama, and an Educational Memorial Final at the end of the semester after the drama. The main results realized a significant difference, both qualitatively and quantitatively, between Educational memorials initial and final memorials Education being that the latter presented a greater number of pages, themes, events and characters when compared to the first Memorial. Also be noticed a difference in the writing and the livings of the older students when compared to younger students, in addition to an unconscious narrative regarding the identification of 'being a teacher' and 'being subject' in the course of the school term. |