Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/13016
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LeticiaGomesTeofilodaSilva.pdf3,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação da biblioteca escolar no desenvolvimento do hábito de leitura
Autor(es): Silva, Letícia Gomes Teofilo da
Orientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Assunto: Bibliotecas escolares
Interesses na leitura
Leitura
Data de apresentação: 27-Nov-2015
Data de publicação: 3-Mai-2016
Referência: SILVA, Letícia Gomes Teofilo da. A atuação da biblioteca escolar no desenvolvimento do hábito de leitura. 2015. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Analisa como a biblioteca escolar atua no incentivo ao hábito da leitura. Foi elaborado um levantamento bibliográfico sobre a temática “biblioteca escolar” e “leitura”, seguida de uma pesquisa de abordagem qualitativa (entrevista e observação). Foram visitadas 5 (cinco) bibliotecas de escolas públicas de Planaltina – DF, entrevistados funcionários e alunos e observado o cotidiano das respectivas bibliotecas durante alguns dias. Os resultados mostram que as escolas se preocupam em oferecer aos alunos atividades de estímulo à leitura, e que, na maior parte dos casos, a biblioteca participa desse processo. Muitos pontos observados são críticos e mostram a precariedade das bibliotecas, mas os dados obtidos mostram que existem sim atividades de incentivo à leitura, por vezes insuficientes, mas existem. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Analyzes how the school library serves to encourage the reading habit. It was prepared a literature review about the thematic "School library" and "reading", followed by a qualitative research (interviews and observation). Five (5) public school libraries in Planaltina – DF were visited, employees and students were interviewed and the libraries daily life was observed for several days. The results show that schools are concerned to offer students to reading encouraging activities, and, in most cases, the library takes part in this process. Many observed points are critical and show the precariousness of libraries, but data showed that reading activities, sometimes limited, do exist, although in a short scale.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2015.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons