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Título: Gênero e raça no Jardim Botânico : promovendo a diversidade nas séries iniciais
Autor(es): Souza, Leila D’arc
Orientador(es): Reis, Izis Moraes Lopes dos
Assunto: Educação
Gênero - desigualdade
Diversidade na escola
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 3-Mai-2016
Referência: SOUZA, Leila D’arc de. Gênero e raça no Jardim Botânico: promovendo a diversidade nas séries iniciais. 2014. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O projeto em questão fundamenta teórica e legalmente, sistematiza e apresenta o relato de uma experiência de trabalho para a promoção da igualdade de gênero e raça na Escola Classe do Jardim Botânico, escola do ensino fundamental anos iniciais da rede pública de ensino do Distrito Federal. Tem por fundamento legal, as Leis 10.639/2003, 11.635/08, Resolução nº 01 CNE/CP 2004; II Plano Nacional de Política para as Mulheres (PNPM 2008); Programa Brasil sem Homofobia e a Política Nacional de Enfretamento à Violência Contra as Mulheres. O projeto promove intervenções pedagógicas sobre as relações de gênero e raça no contexto escolar, envolvendo toda comunidade em formatos diferenciados para cada segmento. Com os/as profissionais, o trabalho tem se dado através de um curso de formação de 60 horas que aborda diversidade, gênero, sexualidade e educação para as relações étnico-raciais. A formação envolve definição conceitual, leituras, vídeos, dinâmicas e reflexão coletiva e individual sobre a fundamentação teórica, o cotidiano das relações constituídas na sociedade e no ambiente escolar. Ao final de cada temática as/os professoras/es elaborarão coletivamente uma ação interventiva de reconhecimento e promoção das identidades não hegemônicas a ser desenvolvida com as crianças e com a comunidade escolar. Paralelamente, o projeto realiza ações interventivas junto às crianças e à comunidade escolar. Junto às crianças, a autora do projeto tem feito oficinas de identificação das desigualdades de gênero e raça, utilizando sempre como objeto de análise as relações sociais constituídas e expressas nas representações sociais concretas existente no ambiente como revistas, livros didáticos, mapas e as produções escolares em geral e as produções orientadas e direcionadas para abordagem dessas temáticas. Essa sistematização e fundamentação pretende oferecer subsídios e condições que fortaleçam o projeto com vista a que se torne parte permanente do Projeto Político-Pedagógico da escola. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The project in question presents a narrative and explores the theoretical and legal aspects related to promoting gender and race equality at Escola Classe Jardim Botanico, a public elementary school in the Federal District, Brazil. The legal basis of the project is Brazilian Laws 10.639/2003, 11.635/08, Resolution nº 01 CNE/CP 2004, The II National Policy for Women (PNPM 2008), Brazil Without Homophobia Programme apart from the National Policy to Combat Violence Against Women. The project promotes pedagogical interventions on gender and race in the school context, involving the whole community in different formats for each segment. Amongst teachers/professionals, knowledge and objectives of the project are delivered through a training course of 60 hours that addresses diversity, gender, sexuality and education for ethnic-racial relations. The training covers conceptual definitions, discusses the everyday relations constituted in society and in the school environment, apart from readings, videos, dynamic individual and collective reflection based on theoretical findings. At the end of each topic, teachers collectively elaborate intervening actions that recognize and promote non-hegemonic identities to be developed with the children of the school and surrounding community. In parallel, the project performs interventional actions with the children and the school community. With children, the author of the project has mentored workshops that identify inequalities of gender and race, always using as an object of analysis the constituted social relations expressed in concrete social representations existing in the environment such as magazines, textbooks, maps, school productions apart from other general and specific material produced around/about these themes. The systematic reasoning and planning leveraged by these actions, presents subsidies and conditions that strengthen the project in order that in the near future, it becomes a permanent part of the Political-Pedagogical Project of the school.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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