Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13010
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LaisLorenaBarbosaGarcia.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre plágio acadêmico
Autor(es): Garcia, Laís Lorena Barbosa
Orientador(es): Monteiro, Fernanda de Souza
Assunto: Plágio
Direitos autorais
Universidade de Brasília (UnB) - Biblioteconomia - estudantes
Data de apresentação: 1-Fev-2016
Data de publicação: 3-Mai-2016
Referência: GARCIA, Laís Lorena Barbosa. Percepção dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre plágio acadêmico. 2016. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Trata de estudo sobre a compreensão do conceito de plágio acadêmico dos estudantes de Biblioteconomia da UnB. Apresenta para embasamento teórico o conceito de plágio acadêmico, a legislação pertinente ao assunto, ferramentas de prevenção ao plágio e as normas técnicas utilizadas para a apresentação de trabalhos acadêmicos. Pesquisa de caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa. A amostra da pesquisa são os estudantes de Biblioteconomia do sétimo e oitavo semestre do 2°/2015. O método de coleta de dados é a pesquisa documental e a análise de questionário. Foram aplicados 55 questionários, e obteve-se resposta de 25, que representa 45,45% do total, cuja análise torna-se objeto desta pesquisa. Os dados demonstram que cerca de 90% dos estudantes compreendem o conceito de plágio e cursaram disciplinas obrigatórias e optativas que abordam o tema, mesmo havendo carência de disciplinas que tratam do assunto.
Abstract: It comes to study on the understanding of the concept of academic plagiarism of Library Science students of UNB. It presents theoretical basis for the concept of academic plagiarism, the law concerning this matter, plagiarism prevention tools and the technical standards used for the presentation of academic papers. Descriptive study with a qualitative and quantitative approach. The survey sample are the Library of the seventh and eighth semester students of the 2nd/2015. The data collection method is the documentary research and questionnaire analysis. Questionnaires were administered 55 and 25 were obtained response, representing 45.45% of the total, the analysis of which becomes the object of this research. The data show that about 90% of the students understand the concept of plagiarism and attended mandatory and optional courses on the topic, even with lack of disciplines that deal with the subject.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2016.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons