Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1301
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_ThaísMonteiroVasconcellos.pdf227,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O paradoxo da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Distrito Federal
Autor(es): Vasconcellos, Thaís Monteiro
Orientador(es): Diniz, Debora
Assunto: Inclusão social
Pessoas com deficiência - emprego
Qualificações profissionais
Data de apresentação: Dez-2009
Data de publicação: 2-Dez-2010
Referência: VASCONCELLOS, Thaís Monteiro. O paradoxo da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Distrito Federal. 2009. 53 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A presente monografia fundamenta-se na proposta da sociedade inclusiva, a qual visa incluir socialmente as pessoas com deficiência sem discriminação por categoria de deficiência. Um dos objetivos centrais da proposta inclusiva é o mercado de trabalho. O objetivo dessa monografia foi analisar a inclusão no mercado de trabalho de profissionais com diferentes impedimentos, após ser realizada a devida qualificação, a fim de descrever quais categorias de deficiência possuem maior inserção no mercado de trabalho. Para tanto, por meio da coleta de dados baseada na pesquisa documental, realizada no Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil, objetivou-se analisar como as categorias de deficiência se relacionam com a inclusão no mercado de trabalho. A partir da análise dos dados constatou-se que a deficiência física constitui-se a categoria de deficiência que apresenta maior inserção no mercado de trabalho, porquanto os profissionais desta categoria apresentam um padrão próximo ao da normalidade. No caso dos cadeirantes e das pessoas com deficiência múltipla, a inclusão é restrita, embora tenham obtido capacitação profissional de forma isonômica com as demais categorias. As legislações brasileiras estabelecem a proteção das pessoas com deficiência no que tange sua inclusão, contudo apesar de possuírem aparatos legais que garantem seus direitos, há categorias de deficiência que sofrem discriminação na sua inclusão laboral, ainda que apresentem o mesmo nível de qualificação e escolaridade que as demais. Há um paradoxo na sociedade inclusiva a partir do momento em que esta defende uma inclusão de todos, no entanto segrega os que destoam do padrão de normalidade préestabelecidos na sociedade. Assim, a diversidade que caracteriza a existência humana é desconsiderada, sendo necessário que haja a promoção do reconhecimento das individualidades, havendo o respeito com a diferença.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1301
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.