Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13005
Título: | Primeiras considerações sobre influências do personagem sobre o ator |
Autor(es): | Abrahão, Amanda Mendes |
Orientador(es): | Tenenblat, Nitza |
Assunto: | Personagens no teatro Personagens - construção Atores |
Data de apresentação: | Jul-2015 |
Data de publicação: | 2-Mai-2016 |
Referência: | ABRAHÃO, Amanda Mendes. Primeiras considerações sobre influências do personagem sobre o ator. 2015. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Para fazer seu trabalho o ator precisa ter um contato com seu personagem, onde o ator certamente influencia o personagem enquanto seu criador e o personagem pode também exercer influência sobre o ator. As estruturas e análises da relação persona-ego e de contingências externas propostas pelas teorias de Jung e Skinner ajudam a explicar a influência que ocorre entre o personagem e o ator. Para essa comparação, faço uso de dois exemplos de personagens que me influenciaram de forma clara e perceptível. Além disso, analiso também o processo de construção da personagem Giovana, da peça de diplomação em Interpretação Teatral 3X4 (2015), levando em consideração a persona e as contingências externas envolvidas nesse processo. Para não levar em consideração somente minhas experiências, entrevistei a atriz e Profa. Ana Cristina Galvão (CEN/UnB), que me mostrou uma perspectiva inevitável e rizomática sobre essa influência. Embora haja justificativas na psicologia para a inevitável influência que o personagem exerce sobre o ator que permitem uma maior compreensão sobre esta, é possível perceber a complexidade e singularidade envolvida nesse processo de difícil observação. Concluo, então, sobre a importância de uma consciência do ator sobre as influências que o processo de construção de um personagem proporciona. Quanto mais consciência o ator tiver sobre a modificação que a experiência de se aprofundar em um personagem pode provocar, mais atento ele ficará a como essa modificação ocorre e mais sensível ficará para percebê-la, para reconhecer seus perigos e qualidades e perceber quando precisa de uma ajuda profissional para impor limites. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons