Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13005
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AmandaMendesAbrahao.pdf915,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Primeiras considerações sobre influências do personagem sobre o ator
Autor(es): Abrahão, Amanda Mendes
Orientador(es): Tenenblat, Nitza
Assunto: Personagens no teatro
Personagens - construção
Atores
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 2-Mai-2016
Referência: ABRAHÃO, Amanda Mendes. Primeiras considerações sobre influências do personagem sobre o ator. 2015. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Para fazer seu trabalho o ator precisa ter um contato com seu personagem, onde o ator certamente influencia o personagem enquanto seu criador e o personagem pode também exercer influência sobre o ator. As estruturas e análises da relação persona-ego e de contingências externas propostas pelas teorias de Jung e Skinner ajudam a explicar a influência que ocorre entre o personagem e o ator. Para essa comparação, faço uso de dois exemplos de personagens que me influenciaram de forma clara e perceptível. Além disso, analiso também o processo de construção da personagem Giovana, da peça de diplomação em Interpretação Teatral 3X4 (2015), levando em consideração a persona e as contingências externas envolvidas nesse processo. Para não levar em consideração somente minhas experiências, entrevistei a atriz e Profa. Ana Cristina Galvão (CEN/UnB), que me mostrou uma perspectiva inevitável e rizomática sobre essa influência. Embora haja justificativas na psicologia para a inevitável influência que o personagem exerce sobre o ator que permitem uma maior compreensão sobre esta, é possível perceber a complexidade e singularidade envolvida nesse processo de difícil observação. Concluo, então, sobre a importância de uma consciência do ator sobre as influências que o processo de construção de um personagem proporciona. Quanto mais consciência o ator tiver sobre a modificação que a experiência de se aprofundar em um personagem pode provocar, mais atento ele ficará a como essa modificação ocorre e mais sensível ficará para percebê-la, para reconhecer seus perigos e qualidades e perceber quando precisa de uma ajuda profissional para impor limites.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons