Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12999
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FilipedeSouzaFernandes.pdf621,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas pedagógicas de um professor-artista : o ensino de teatro em espaço não-formal
Autor(es): Fernandes, Filipe de Souza
Orientador(es): Cruvinel, Tiago de Brito
Assunto: Teatro - ensino
Professores de arte
Data de apresentação: Jun-2015
Data de publicação: 2-Mai-2016
Referência: FERNANDES, Filipe de Souza. Práticas pedagógicas de um professor-artista: o ensino de teatro em espaço não-formal. 2015. 38 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.
Resumo: Esta monografia visa apresentar as diferenças entre o espaço formal e não-formal de ensino, fazendo uma reflexão sobre o trabalho de um professor-artista, responsável pelas turmas de teatro infantil da Academia Fito Fitness, em Ipatinga-MG, mostrando sua trajetória e formação artística, os métodos utilizados, seu referencial teórico, suas abordagens e suas práticas pedagógicas. Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: observação de campo, entrevistas, questionários e registros escritos. Este trabalho teve como fundamentação teórica vários artigos e autores, destacando-se Viola Spolin e Peter Slade. Percebe-se que os professores-artistas desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento cultural da nossa sociedade, mesmo sem possuir uma graduação na área, pois, suprem a falta de profissionais formados e a falta de instituições formais que ofereçam aulas regulares de Dança, Teatro, Música e Artes Visuais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons