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Título: Geografia como elemento político na construção das relações sociais no ambiente escolar
Autor(es): Guimarães, Maria Gabriela da Silveira
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Cidadania
Identidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: GUIMARÃES, Maria Gabriela da Silveira. Geografia como elemento político na construção das relações sociais no ambiente escolar. 2015. [80] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho investiga como uma comunidade escolar da Estrutural-DF desenvolve seus trabalhos, considerando seu remanejamento para a área central de Brasília-DF, distante do lugar onde moram as crianças dos 3ºs e 4ºs anos, devido a um vazamento de gás metano na localidade da antiga escola, situada próxima ao antigo lixão. A pesquisa em tela analisa se a escola incorpora em seu Projeto Político Pedagógico a construção de relações sociais e da cidadania, considerando o distanciamento do local de pertencimento dos alunos. Metodologicamente opta-se por uma pesquisa qualitativa utilizando-se dos preceitos da observação participante. Teoricamente trabalha-se com teorias sobre a globalização e a indissociabilidade entre o local e o global. Reflete-se sobre a influência dos organismos internacionais no modelo educacional brasileiro, apresenta-se análise dos documentos oficiais sobre educação, em especial sobre educação geográfica nos anos iniciais de escolarização, descreve-se a escola e analisa-se a situação peculiar na escola em questão. Por fim constata-se que, no ambiente estudado, observamos um distanciamento entre a realidade e os objetivos ressaltados em documentos oficiais para uma educação pela cidadania. Não podendo afirmar categoricamente que essa é uma realidade que abrange todo o bairro da estrutural, bem como o Distrito Federal, mas que na escola pesquisada, por questões que passam pela sua localidade, dificuldade de comunicação com instâncias governamentais, cultura local e distanciamento da comunidade quanto aos processos educativos, instalou-se uma situação de desestrutura. Sendo assim, alcançar os objetivos propostos tornou-se dificultado, diante das situações instauradas no cotidiano da escola. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper investigates how a school community Structural-DF develops its work, considering their relocation to the central area of Brasília-DF, far from where they live children from 3rd and 4th s years due to a leak of methane gas at the location of old school, located next to the former landfill. The research examines screen if the school incorporates in his Political Pedagogical Project building social relations and citizenship, considering the remoteness of the place of belonging of students. Methodologically used participant observation. Theoretically works with theories of globalization and the inseparability between the local global. It reflects on the influence of international organizations in the Brazilian educational model, presents analysis of official documents on education, particularly on geographical education in the early years of schooling, describes the school and analyzes the peculiar situation in school issue. Finally it appears that, in the studied environment, we observe a gap between reality and the goals highlighted in official documents for an education for citizenship. Not possible to state categorically that this is a reality that covers the whole neighborhood of the structural as well as the federal district, but the school studied that for reasons that pass by your location, the difficulty of communication with government bodies, local culture and distancing from community in the educational process, installed a situation disrupts. Thus achieve the proposed objectives became difficult situations brought forth daily at school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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