Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12970
Título: | Desenvolvimento profissional dos analistas técnico-administrativos do ministério das comunicações |
Autor(es): | Lima, Paula de Sousa |
Orientador(es): | Pimentel, Nara Maria |
Assunto: | Gestão de pessoas Desenvolvimento profissional Formação profissional Educação à distância Ministério das Comunicações (MC) |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 27-Abr-2016 |
Referência: | LIMA, Paula de Sousa. Desenvolvimento profissional dos analistas técnico-administrativos do ministério das comunicações. 2015. 94, 15 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar o desenvolvimento profissional de um grupo de servidores
do Ministério das Comunicações, os Analistas Técnico-Administrativos, visto se tratar
de um cargo que admite, para ingresso, qualquer graduação. O cerne está em verificar se
a formação inicial atende às atribuições que são desenvolvidas por estes servidores em
exercício nas diversas unidades do Ministério e se a capacitação ofertada pelo órgão
poderia atuar como um mecanismo de preenchimento de eventuais lacunas existentes,
através da agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à melhoria
contínua dos métodos e processos de trabalho. O estudo está alicerçado no contexto da
administração pública, da gestão de pessoas e da educação continuada. Pauta-se também
nas diversas faces do treinamento, desenvolvimento e capacitação, enquanto processos
de formação voltados à aprendizagem e à mudança de comportamento. Para tanto, foi
realizada uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e exploratória, assumindo a
forma de um estudo de caso, cujo instrumento utilizado – um questionário
semiestruturado – permitiu o levantamento e a análise dos dados. Por fim, constatou-se
realmente a necessidade de programas de formação para auxiliar no desempenho das
atividades, a eles imputadas, com plena competência. Como contribuição enfatizou-se
uma ação para envolver os servidores quando da formulação Plano Anual de
Capacitação (PAC), visando melhorar a implementação da política de capacitação do
órgão, e uma observação quanto ao modo de seleção dos Analistas Técnico-
Administrativos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons