Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12969
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VanessaMirandaAmorim.pdf258 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dimensão pedagógica do pedagogo hospitalar
Autor(es): Amorim, Vanessa Miranda
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Educação
Pedagogia hospitalar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: AMORIM, Vanessa Miranda. A dimensão pedagógica do pedagogo hospitalar. 2015. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O interesse em investigar a dimensão pedagógica do Pedagogo hospitalar no Distrito Federal partiu inicialmente de uma experiência particular vivenciada em minha infância. O currículo ofertado pela faculdade de educação FE/UnB também influenciou na escolha desse tema. Este estudo teve como objetivo geral analisar o papel social do Pedagogo hospitalar e o trabalho didático-pedagógico no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, foram utilizadas as técnicas de análise bibliográfica ancorada nos anais de EDUCERE, 2007 e 2015, e de observação participante em uma unidade hospitalar realizada no ano de 2014. O referencial teórico foi ancorado por Matos e Mugiatti (2014), Matos (2001), Rodrigues (2012), dentre outros. Os resultados apontam que o papel social do pedagogo hospitalar é apontado como um educador que além de mediar os conhecimentos escolares deve buscar formar cidadãos autônomos e humanizar a hospitalização. Com o desenvolvimento deste estudo percebeuse que ainda há a necessidade da difusão do trabalho do pedagogo hospitalar para o reconhecimento deste dentro da equipe de saúde bem como entre os alunos-pacientes e pais. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The interest in investigating the pedagogical dimension of the hospital educator in the Federal District originally came from a particular experience lived in my childhood. The curriculum offered by the education faculty FE / UNB also influenced the choice of theme. This study aimed to analyze the social role of the hospital educator and the didacticpedagogic work within the teaching and learning processes. The research methodology is qualitative approach, we used the literature analysis techniques anchored in the annals of Educere, 2007 and 2015 and participant observation in a hospital unit held in the year 2014. The theoretical framework was anchored by Matos and Mugiatti ( 2014), Matos (2001), Rodrigues (2012), among others. The results show that the social role of the hospital teacher is appointed as an educator that in addition to mediate school knowledge should seek to form autonomous citizens and humanize hospitalization. With the development of this study it was noted that there is still the need of spreading the work of the hospital teacher for recognition of this within the health care team as well as between students, patients and parents.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons