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Título: O perfil do estudante evadido do curso de orçamento público da escola virtual SOF da Secretaria de Orçamento Federal
Autor(es): Lima, Nayara Gomes
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Evasão escolar
Educação à distância
Escola Virtual da Secretaria de Orçamento Federal (EVSOF)
Andragogia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: LIMA, Nayara Gomes. O perfil do estudante evadido do curso de orçamento público da escola virtual SOF da Secretaria de Orçamento Federal. 2015. 124 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho buscou investigar as principais causas da evasão do curso Orçamento Público da Escola Virtual da Secretaria de Orçamento Federal (EVSOF), bem como o perfil dos estudantes que evadiram. O estudo conta com o aporte teórico da legislação brasileira acerca da educação a distância e de referenciais de autores que analisam mais detalhadamente o perfil do estudante online bem como os motivos de evasão do curso. A fim de auxiliar a identificação do estudante adulto, buscou-se apoio na abordagem andragógica. Para a realização da pesquisa foi elaborado um questionário contendo 28 (vinte e oito) perguntas que foi encaminhado por e-mail para uma amostra de 618 estudantes que se inscreveram no curso, mas não chegaram a concluí-lo. Para facilitar a análise dos dados, as questões foram agrupadas com as seguintes categorias: identificação, fatores motivacionais, apoio institucional, tecnologias, apoio acadêmico e conteúdo do curso. Os resultados indicam que os alunos que buscam o curso Orçamento Público o fazem por necessidade de capacitação profissional e o principal fator de evasão dos estudantes é a sobrecarga de trabalho. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study had as objective to investigate the main causes of circumvention of course public budget of virtual school of the Secretariat of Federal Budget (EVSOF, acronym in Portuguese), as well as the profile of the students who abandoned the course. The study account with the theoretical framework of Brazilian legislation on distance education and the references of authors that had analyzed in more detail the profile of the Student Online as well as the reasons for the circumvention of the course. In order to aid in the identification of adult student, we sought support in andragógica approach. For the realization of research was developed a questionnaire containing 28 (twenty-eight) questions that were send it by e-mail to a sample of 618 students who enrolled in the course, but do not have reached the finish it. To facilitate the analysis of the data, the questions were grouped in the following categories: identification, motivational factors, institutional support, academic support, technologies and course content. The results indicate that the students seek the course public budget by necessity of professional training and the main factor of circumvention of students is the work overload.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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