Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12955
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JeanCarlodaSilvaBernardes.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O teatro infantil vai à escola : recepção das apresentações teatrais no ambiente escolar
Autor(es): Bernardes, Jean Carlo da Silva
Orientador(es): Freitas, Cilene Rodrigues Carneiro
Assunto: Educação de crianças
Teatro - espectadores
Teatro escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: BERNARDES, Jean Carlo da Silva. O teatro infantil vai à escola: recepção das apresentações teatrais no ambiente escolar. 2015. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Barretos–SP, 2015.
Resumo: Esta monografia tem o propósito de pesquisar o processo de recepção das apresentações teatrais no ambiente escolar, para alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, abordando temas transversais constantes no Currículo da Educação Básica. Foram utilizados alguns autores com suas teorias para um entendimento melhor dos conceitos, como: Ricardo Japiassu, Flávio Desgranges, Marcos Paulo de Araújo Barros, Tais Ferreira, Célia Salume Mendonça, Robson Rosseto, Silmara Lídia Moraes Arcoverde, Maria Paula Vignola Zuranvisk, Ana Mae Barbosa, Walter Benjamim e Lev Vygotsky. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a importância das apresentações teatrais como um mecanismo didático para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, em contextos formais, por meio da abordagem dos temas transversais e da participação dos professores no espetáculo. Tem como base metodológica uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa de campo, por meio observação participante. São duas peças adaptadas dos clássicos dos irmãos Grimm, “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”, recriadas com títulos diferentes “O Lobo Volta á Atacar” e “Branca de Neve e o Livro Falante”. Este trabalho trouxe benefícios para alunos e professores, produzindo um impacto pedagógico positivo, que alterou a rotina de todos envolvidos na escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro a Distância, 2015.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons