Resumo: | O presente trabalho teve o objetivo de investigar como a audiodescrição pode se tornar um recurso pedagógico utilizado pelos professores em uma escola inclusiva localizada no Distrito Federal. Para isso, foi realizada uma reflexão teórica que se embasa em alguns conceitos norteadores. Os trabalhos de Batista (2005), Silva (2009), Vygotsky (1995), que discorrem acerca do processo de inclusão, especialmente da inclusão da criança com deficiência visual, e ainda, o guia RNIB Sunshine House School lançado pela Inglaterra (2009), que discorre sobre a audiodescrição, ajudaram-nos a refletir sobre a temática em questão. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas, dando importância ao olhar das educadoras a respeito da inclusão e da audiodescrição. Desse modo, a atividade realizada com os alunos na sala de aula com o livro “A Fada Emburrada”, mostrou o caminho investigativo para analisar a problemática do trabalho. As práticas com audiodescrição realizadas trouxeram aos alunos com deficiência visual e aos videntes a possibilidade de conhecer um novo recurso de acessibilidade, a audiodescrição, que tem um papel importante nesse processo de inclusão, auxiliando as pessoas com deficiência visual a absorverem informações importantes referentes às ações dos personagens, aos próprios personagens, aos ambientes e ao tempo com o livro infantil trabalhado. Nessa pesquisa foi possível demonstrar o quão é importante a utilização de recursos como a audiodescrição na sala de aula, pois proporcionam um ambiente e vivências mais lúdicas na escola e contribuem para uma educação mais comprometida com o outro e com sua aprendizagem. __________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study aims at investigate how the Audio Description may become a pedagogical resource used by the teachers in an inclusive school in Distrito Federal. Some concepts were fundamental as theoretical framework. Batista (2005), Silva (2009), Vygotsky (1995) had already talked about the school inclusion process, especially the field of education of visually impaired. In addition, the RNIB Sunshine House School, released in England (2009), was essential for this work for its audio description contribution. The method of inquiry employed was the qualitative research, based on participant observation and semi-structured interviews, giving the importance to the educators related to the audio description and the inclusion process. The book “A Fada Emburrada” was used as part of an activity with the children, guiding the entire study process. The practices of audio description brought to the students – the ones that were visually impaired and the ones that were not – the possibility to know this new accessibility resource. The audio description has an important role in the inclusion process, helping people with visual impairments to get in touch with more details in the book, as the characters, their actions, the places and the notion of time. In this study, it was possible to show how important the use of resources as audio description in the classroom is, once it creates a playful environment, contributing for and education more and more worried with the other and its learning. |