Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12952
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SarahMarinhodeSousaSimplício.pdf545,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura e contação de histórias : estratégias pedagógicas no desenvolvimento da imaginação infantil
Autor(es): Simplício, Sarah Marinho de Sousa
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Contação de histórias
Imaginação nas crianças
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Abr-2016
Referência: SIMPLÍCIO, Sarah Marinho de Sousa. Leitura e contação de histórias: estratégias pedagógicas no desenvolvimento da imaginação infantil. 2015. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender o valor das práticas de leitura e contação de história como estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da imaginação. Foi realizado um trabalho de pesquisa-ação em uma turma de Educação Infantil, com crianças de quatro e cinco anos de idade, em uma escola conveniada com o Governo do Distrito Federal. A pesquisa foi organizada em dois momentos: o primeiro de observação da turma e o segundo de intervenções de leitura. E a partir do período de observação, pude perceber que o espaço destinado à leitura, um espaço com livros disponíveis para as crianças o tempo inteiro, que aqui eu chamo de “Cantinho da Leitura”, não estava sendo utilizado pelas crianças com esse objetivo. Então, surgiu a ideia de reconstruí-lo com as crianças. Neste trabalho também busquei entender a ligação entre literatura infantil e imaginação e identificar os processos imaginativos das crianças, a partir de práticas de reconto oral, dramatização e desenhos. Com o trabalho pude perceber a presença da imaginação em práticas de contação de histórias e leitura.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons