Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12952
Título: | Leitura e contação de histórias : estratégias pedagógicas no desenvolvimento da imaginação infantil |
Autor(es): | Simplício, Sarah Marinho de Sousa |
Orientador(es): | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto: | Contação de histórias Imaginação nas crianças Crianças - livros e leitura |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 27-Abr-2016 |
Referência: | SIMPLÍCIO, Sarah Marinho de Sousa. Leitura e contação de histórias: estratégias pedagógicas no desenvolvimento da imaginação infantil. 2015. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral compreender o valor das práticas de
leitura e contação de história como estratégias pedagógicas para o
desenvolvimento da imaginação. Foi realizado um trabalho de pesquisa-ação
em uma turma de Educação Infantil, com crianças de quatro e cinco anos de
idade, em uma escola conveniada com o Governo do Distrito Federal. A
pesquisa foi organizada em dois momentos: o primeiro de observação da turma
e o segundo de intervenções de leitura. E a partir do período de observação,
pude perceber que o espaço destinado à leitura, um espaço com livros
disponíveis para as crianças o tempo inteiro, que aqui eu chamo de “Cantinho
da Leitura”, não estava sendo utilizado pelas crianças com esse objetivo.
Então, surgiu a ideia de reconstruí-lo com as crianças. Neste trabalho também
busquei entender a ligação entre literatura infantil e imaginação e identificar os
processos imaginativos das crianças, a partir de práticas de reconto oral,
dramatização e desenhos. Com o trabalho pude perceber a presença da
imaginação em práticas de contação de histórias e leitura. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons