Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DanielleMacielSousa.pdf302,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adequabilidade da rotulagem de suplementos alimentares proteicos à legislação brasileira
Autor(es): Sousa, Danielle Maciel
Orientador(es): Costa, Teresa Helena Macedo da
Coorientador(es): Sasaki, Carolina Amâncio Louly
Assunto: Vigilância sanitária
Suplemento alimentar - rotulagem
Rótulos - adequação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Abr-2016
Referência: SOUSA, Danielle Maciel. Adequabilidade da rotulagem de suplementos alimentares proteicos à legislação brasileira. 2015. 25 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Atualmente os suplementos alimentares têm sido usados de modo disseminado, não somente entre atletas, mas também entre os praticantes de exercício físico, com a finalidade de aumento da performance ou para promover modificações estéticas, ligadas principalmente ao aumento da massa muscular e redução da gordura corporal. As informações nutricionais contidas nos rótulos dos suplementos alimentares devem ser fidedignas e adequadas à legislação vigente, indispensável para que os consumidores possam fazer a escolha dos produtos com mais segurança. O objetivo deste estudo foi avaliar a adequabilidade da rotulagem de suplementos alimentares proteicos do soro do leite e caseína, comercializados no plano piloto em Brasília, segundo a legislação brasileira vigente. A análise da rotulagem dos produtos proteicos foi baseada na resolução n.18 de 2010 da ANVISA. Foram coletas informações dos rótulos dos suplementos proteicos comercializados em 12 lojas de suplementos e 4 redes de farmácias localizadas no plano piloto em Brasília, DF. Foram obtidos 121 rótulos. Dentre os produtos 52,1% (n=63) apresentaram alguma irregularidade frente à legislação. Destes produtos não conformes 54% (n=34) eram de fabricação nacional e 46% (n=29) eram de fabricação importada. Os resultados permitem concluir que é necessário um maior controle e uma melhor fiscalização das rotulagens dos suplementos alimentares nacionais e importados, para que haja hegemonia na adequabilidade destes os produtos frente à legislação, evitando possíveis danos ao consumidor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2015.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons