Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12936
Título: | Reflexão sobre a relação família escola na educação infantil numa escola de Santa Maria |
Autor(es): | Barrozo, Sâmyla Barbosa |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Família e escola Educação - participação dos pais Educação de crianças |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Abr-2016 |
Referência: | BARROZO, Sâmyla Barbosa. Reflexão sobre a relação família escola na educação infantil numa escola de Santa Maria. 2015. 49f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O tema a ser investigado é a relação família-escola cuja relação pode trazer impactos positivos e ou negativos na vida escolar da criança. O objetivo deste trabalho consistiu em constatar como a família se percebe no seu papel de participação da vida escolar dos filhos, e como ela vê a escola. Para tanto, foi necessário o estudo aprofundado de teóricos que contribuíram com seus trabalhos publicados nesta área. A técnica de coleta de dados utilizada na pesquisa foi a aplicação de questionários com 12 pais, 12 estudantes na faixa etária de 4 e 5 anos, e entrevista com uma 1 Orientadora Educacional. Contexto da pesquisa foi uma escola particular de Santa Maria. Os resultados indicam que no tema família escola é necessário que ocorra uma conscientização em relação a responsabilidades que cada um deve assumir, sendo a comunicação uma das chaves para que aconteça um bom relacionamento e procurar formas de como romper as barreiras que atrapalham esta relação. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons