Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12935
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JulianaOliveiraFontoura.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A hospitalidade de Brasília na reinvenção da imagem do destino a partir da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
Autor(es): Fontoura, Juliana Oliveira
Orientador(es): Moesch, Marutschka Martini
Assunto: Brasília (DF) - turismo
Copa do Mundo (Futebol) - Brasil
Hospitalidade
Data de apresentação: 11-Dez-2014
Data de publicação: 26-Abr-2016
Referência: FONTOURA, Juliana Oliveira. A hospitalidade de Brasília na reinvenção da imagem do destino a partir da Copa do Mundo da FIFA Brasil. 2014. 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo monográfico tem como objetivo verificar a existência da alteração da imagem de Brasília para um destino mais humano e hospitaleiro a partir da realização da Copa do Mundo da FIFA 2014. Para tanto, foi realizada análise composta por duas etapas, primeiramente foram analisados dados de pesquisas oficiais da Copa do Mundo (produzidos por fontes secundárias), interpretados a partir das categorias de análise hospitalidade e imagem do destino. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes do ―Programa Embaixadores do Turismo do Distrito Federal‖. Observou-se que o megaevento influenciou a percepção da imagem de Brasília, na medida em que as práticas de hospitalidade foram priorizadas na preparação da cidade-sede pelos agentes do turismo local, e no período do mundial foram identificadas e valorizadas pelos turistas, sendo amplamente divulgadas no noticiário nacional e internacional. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph aims to determine the existence of change in Brasilia’s image towards a more human and hospitable destination, after the 2014 FIFA World Cup Brazil. Thus, an analysis—composed of two phases—was made, firstly official surveys’ data of the World Cup were analyzed (produced by second sources), interpreted regarding the categories of analysis hospitality and destination image. On the second part, semi-structured interviews were conducted with participants of the ―Programa Embaixadores do Turismo do Distrito Federal‖. It was observed that the Mega event influenced the perception of Brasilia’s image, to the extent in which hospitality practices were prioritized in the preparation of the host city by local tourism agents, and during the world championship were identified and estimated by tourists, being widely publicized in national and international news.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2014.
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons