Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12929
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LaylaRibeirodaCunha.pdf984,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma história não se conta sozinha! : um encontro imaginativo entre o contador e as crianças
Autor(es): Cunha, Layla Ribeiro da
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Crianças - livros e leitura
Contação de histórias
Contadores de histórias
Imaginação nas crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 25-Abr-2016
Referência: CUNHA, Layla Ribeiro da. Uma história não se conta sozinha!: um encontro imaginativo entre o contador e as crianças. 2015. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No presente trabalho buscamos analisar acerca da interação vivida pelos sujeitos da ação, contador e ouvinte, no processo da contação de histórias. Investigamos, também, o papel e postura do contador frente à narração, o envolvimento entre aquele que conta e aqueles que escutam, a importância da história para a imaginação infantil, bem como para o seu desenvolvimento, em especial com relação à fala, à brincadeira de faz de conta, ao desenho e à escrita. Para isso nos amparamos em autores e referências da contação de histórias e literatura infantil como Coelho (1997), Abramovich (1993), Tahan (1964) e Busatto (2012), dentre outros. Desenvolvemos, com quatro crianças entre três a cinco anos, uma pesquisa-ação, na qual realizamos momentos de contação de histórias, seguidos de diversas atividades relacionadas à narrativa. Utilizamos como instrumento de pesquisa a escuta sensível, o diário de bordo e a gravação em áudio. Por meio da interação da contadora-pesquisadora com as crianças, pudemos constatar que a postura, estratégias e recursos da narradora influenciam consideravelmente o envolvimento da criança com a história e a expressão da sua imaginação. Percebemos, ainda, a riqueza das histórias para o desenvolvimento da criança, nos aspectos pessoal, social e cultural. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the present work it is reflected the interaction between the subjects of action, the storyteller and the listener, in the process of a storytelling. It is also investigated the purpose and posture of the storyteller regarding the narration, the involvement between the person who tells the story and the public who hears it, the importance of the story for the children’s imagination, also for their development, specially their speech, make up play, drawing and writing. The references for children’s literature and story telling are the authors Coelho (1997), Abramovich (1993), Tahan (1964) and Busatto (2012), among others. An action-research between four children in the age of three to five years old was developed for this project where the children had moments of storytelling, followed by diverse activities related to the narrative. Sensitive hearing, board diary and audio records were used as research instruments. By contacting the children and with the efforts of the researcher, it was made possible to conclude that the posture, strategy and resources of the storyteller influence considerably the involvement of the child with the story and the child’s imaginative expression. It was also noticed how rich stories are for the child’s development in personal, social and cultural aspects.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons