Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar como se desenvolve a gestão de uma escola pública do Distrito Federal, considerada modelo em atuação democrática. Esta é conhecida em sua comunidade por valorizar a participação do corpo social em suas ações. A metodologia do trabalho foi o estudo de caso com uma abordagem quanti-qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista, questionário e a observação. A entrevista foi realizada com a gestora, com a coordenadora pedagógica e com a orientadora educacional da instituição e teve como propósito analisar a suas perspectivas sobre a gestão da escola e sobre o ambiente escolar como um todo. Três questionários diferentes foram aplicados em cada segmento da comunidade escolar, professores, pais e alunos do quinto ano. Os principais autores referenciados neste trabalho foram: Heloísa Lück, Vítor Paro, e Ilma Passos Veiga. Lück (2011) e Paro (1998) propõe em seus estudos uma mudança de paradigma de administração empresarial, que se disseminava dentro da organização escolar, para a gestão democrática, que se expressa, entre outros fatores, na participação efetiva da comunidade nas instituições de ensino públicas. Veiga (2010) atesta que para que o Projeto Político Pedagógico da escola se desenvolva como um processo democrático é necessário excluir a tendência em manter relações corporativas, competitivas e autoritárias. A relevância dessa pesquisa se deve a importância de analisar de forma mais aprofundada o cotidiano da escola, investigando as suas potencialidades e suas limitações. Dessa forma, este trabalho proporcionou uma melhor compreensão da gestão do espaço educativo pesquisado. Percebe-se, portanto que a instituição em questão apresenta aspectos positivos em dimensões muito importantes, como autonomia, pluralismo de ideias, transparência de informações e participação, obviamente algumas questões que envolvem o trabalho colaborativos podem ser melhoradas. Mas no geral a maioria dos elementos apontam que a instituição desenvolve um trabalho voltado para a prática democrática. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This work of completion of course aimed to analyze the management of a public school of the Distrito Federal, considered model in democratic. This school is known in your community as a valuing body shareholding shares in your social actions. The work methodology was the case study with a quantitative and qualitative approach. Were used as collection instruments an interview, a questionnaire and observation. The interview was conducted with the manager, with a pedagogical coordinator and an educational advisor of the institution, with the purpose of analyze the perspectives on school management and the school environment as one all. Three different questionnaires were applied in each segment of the school community, teachers, parents and students of the fifth year. The main authors referenced in this work Were: Heloísa Lück, Vitor Paro, and Ilma Passos Veiga. Lück (2011) and Paro (1998) propose in your studies a change of business administration paradigm, which was spreading within the school organization, for the democratic management, which it expresses, between others factors, the effective community participation in public education institutions. Veiga (2010) attests that for a school to keep a Pedagogical Political Project in develop is necessary delete the tendency in maintain corporate relations, competitive and authoritarian. This research is relevant because intent to analyze in depth the school routine, investigating your potential and your limitations. This work provided a better understanding of the management educational from the space searched. It can be seen therefore that the institution in question has positive aspects in many important dimensions, such as autonomy, pluralism of ideas, information transparency and participation, obviously some issues that involves collaborative work can be improved . But overall most elements shows that the institution develops work for democratic practice. |