Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KatielenLiviaMoreiradeAbreuInatomiNucci.pdf118,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A brincadeira como uma pedagogia possível da aprendizagem da criança das series iniciais
Autor(es): Nucci, Katielen Livia Moreira de Abreu Inatomi
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação de crianças
Brincadeiras
Data de apresentação: 6-Jul-2015
Data de publicação: 25-Abr-2016
Referência: NUCCI, Katielen Livia Moreira de Abreu Inatomi. A brincadeira como uma pedagogia possível da aprendizagem da criança das series iniciais. 2015. 33 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A brincadeira no Ensino Fundamental, hoje é um tema que esta conquistando maior destaque na educação, no sentido de tentar entender como ocorre o processo de desenvolvimento e aprendizagem nas crianças entre seis e nove anos de idade (período que compreende o Ensino Fundamental I). Nota-se que esse crescimento está relacionado à insatisfação de muitos profissionais da educação pela qualidade de ensino. Portanto, essa obra tem o intuito de fazer os profissionais refletirem sobre a prática docente, de modo a sugerir intervenções lúdicas, tendo como viés o uso da brincadeira como uma pedagogia possível da aprendizagem da criança das series iniciais. Para defender tal questão, a pesquisa foi fundamentada substancialmente através da análise bibliográfica de alguns autores como: Vygotsky, Henry Wallon, Cristiano Alberto Muniz, Ana Ignez B. Lima Nunes e Rosemary do Nascimento Silveira, Ângela Cristina M. Maluf e Cláudia Inês Horm et AL. A obra, primeiramente, faz uma analise conceitual sobre a aprendizagem enfatizando a brincadeira como um importante viés para o desenvolvimento do sujeito fazendo um contraponto com a metodologia e pratica de uma escola particular de Brasília. Através desse trabalho é possível perceber a importância do uso das brincadeiras na pratica docente, no sentido de intervenção pedagógica. Pois acredita-se ser de fundamental importância que a aprendizagem é mais significativa quando a criança sente prazer em aprender e a brincadeira tem esse enfoque (alem de proporcionar momentos divertidos, a criança se desenvolve melhor, pois aciona sentidos importantes para o processo de desenvolvimento).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons