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https://bdm.unb.br/handle/10483/12926
Título: | A brincadeira como uma pedagogia possível da aprendizagem da criança das series iniciais |
Autor(es): | Nucci, Katielen Livia Moreira de Abreu Inatomi |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Educação de crianças Brincadeiras |
Data de apresentação: | 6-Jul-2015 |
Data de publicação: | 25-Abr-2016 |
Referência: | NUCCI, Katielen Livia Moreira de Abreu Inatomi. A brincadeira como uma pedagogia possível da aprendizagem da criança das series iniciais. 2015. 33 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A brincadeira no Ensino Fundamental, hoje é um tema que esta
conquistando maior destaque na educação, no sentido de tentar entender
como ocorre o processo de desenvolvimento e aprendizagem nas crianças
entre seis e nove anos de idade (período que compreende o Ensino
Fundamental I). Nota-se que esse crescimento está relacionado à insatisfação
de muitos profissionais da educação pela qualidade de ensino.
Portanto, essa obra tem o intuito de fazer os profissionais refletirem
sobre a prática docente, de modo a sugerir intervenções lúdicas, tendo como
viés o uso da brincadeira como uma pedagogia possível da aprendizagem da
criança das series iniciais. Para defender tal questão, a pesquisa foi
fundamentada substancialmente através da análise bibliográfica de alguns
autores como: Vygotsky, Henry Wallon, Cristiano Alberto Muniz, Ana Ignez B.
Lima Nunes e Rosemary do Nascimento Silveira, Ângela Cristina M. Maluf e
Cláudia Inês Horm et AL. A obra, primeiramente, faz uma analise conceitual
sobre a aprendizagem enfatizando a brincadeira como um importante viés para
o desenvolvimento do sujeito fazendo um contraponto com a metodologia e
pratica de uma escola particular de Brasília. Através desse trabalho é possível
perceber a importância do uso das brincadeiras na pratica docente, no sentido
de intervenção pedagógica. Pois acredita-se ser de fundamental importância
que a aprendizagem é mais significativa quando a criança sente prazer em
aprender e a brincadeira tem esse enfoque (alem de proporcionar momentos
divertidos, a criança se desenvolve melhor, pois aciona sentidos importantes
para o processo de desenvolvimento). |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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