Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12920
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LaisBuenoSachs.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos da abertura comercial sobre a indústria doméstica : uma análise comparativa entre as indústrias automotivas no Brasil e no México entre 1930 e 2010
Autor(es): Sachs, Laís Bueno
Orientador(es): Costa Filho, Carlos Roberto Pio da
Assunto: Abertura comercial
México
Indústria automobilística
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Abr-2016
Referência: SACHS, Laís Bueno. Impactos da abertura comercial sobre a indústria doméstica: uma análise comparativa entre as indústrias automotivas no Brasil e no México entre 1930 e 2010. 2015. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente monografia propõe-se a analisar os impactos das aberturas comerciais brasileira e mexicana sobre as indústrias automobilísticas instaladas nesses países. O objetivo é averiguar se essa abertura, entendida aqui como redução de tarifas de importação e de barreiras não-tarifárias, proporcionou aumento da oferta de veículos prontos no mercado doméstico e se isso levou à melhoria na qualidade e nos preços desses bens vendidos internamente. Para cumprir com essa proposta, a evolução histórica dessas indústrias nesses países foi traçada. Observaram-se também as alterações nas balanças comerciais brasileira e mexicana referentes ao setor entre as décadas de 1960 e 2010.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2015.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons