Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12890
Título: | A inclusão da temática gênero e suas relações intra e interpessoais nos currículos das escolas básicas |
Autor(es): | Soares, Celiana Mota Rodrigues |
Orientador(es): | Santos, Tatiana Nascimento dos |
Assunto: | Discriminação de sexo Educação |
Data de apresentação: | 10-Jun-2014 |
Data de publicação: | 18-Abr-2016 |
Referência: | SOARES, Celiana Mota Rodrigues. A inclusão da temática gênero e suas relações intra e interpessoais nos currículos das escolas básicas. 2014. 39 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O machismo e o sexismo seguem reproduzindo ideologias e lugares sociais, dentre eles destacaremos a escola como um importante espaço de disseminação. A divisão sexual do trabalho, das tarefas e dos espaços somada ao incentivo a atitudes diferenciadas definem socialmente o ser feminino e o ser masculino. O Projeto de Lei 7.627/102 visa a construção da igualdade entre homens e mulheres a partir da educação, assim, inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “gênero” e suas relações intra e interpessoais. Este trabalho visa considerá-lo no contexto sócio-histórico-cultural de modo a pensar nas possibilidades, avanços e limites de sua implementação pois sinaliza um importante avanço na construção de uma política pública de educação que, seja inclusiva, não sexista e que promova valores de igualdade entre os gêneros. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons