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Título: Jovens mulheres e programas de formação para o trabalho : análise do Programa Pró-Adolescente da Câmara dos Deputados sob o olhar de gênero
Autor(es): Oliveira, Maria do Carmo Pereira de
Orientador(es): Galastri, Leandro de Oliveira
Assunto: Juventude
Adolescentes - trabalho
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 13-Abr-2016
Referência: OLIVEIRA, Maria do Carmo Pereira de. Jovens mulheres e programas de formação para o trabalho: análise do Programa Pró-Adolescente da Câmara dos Deputados sob o olhar de gênero. 63 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho relata o acompanhamento do Programa de Apoio ao Trabalho do Adolescente – Pró-Adolescente da Câmara dos Deputados, com um recorte de gênero. O Programa é parte integrante de uma cesta de ações na área de responsabilidade social ofertadas pela Câmara dos Deputados e tem por foco o desenvolvimento social e profissional de adolescentes de 15 a 17 anos, oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1/2 salário mínimo, matriculados e cursando a partir da 7ª série do Ensino Fundamental, residentes no Distrito Federal. Além de incentivar a atividade escolar por meio de ações que acompanham o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, o programa objetiva ampliar as oportunidades desses jovens para uma futura inserção no mercado de trabalho, através de uma abordagem comprometida com o seu desenvolvimento integral – pedagógico, profissional, ético e político. A pesquisa teve como foco principal colher das jovens mulheres inscritas no programa o testemunho sobre o impacto do programa para a construção de seus projetos de vida. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper reports the outcome of the youth work support program - Pro-Teen of Chamber of Deputies, within a gender proach. The program is part of a roll of actions in the social responsibility area offered by the Chamber and focus on social and professional development of the teenagers between 15-17 years from families with a per capita income equal to or less than 1/2 minimum wage, registered and enrolled on 7th grade or higher, resident in the Federal District. Besides encouraging school activity through actions that certify the cognitive development of adolescents, the program aims to increase the future opportunities for these young people to start in the labor market through a committed approach to their integral development - educational, professional, ethical and political. This research was mainly focused on gathering the testimony of the young women enrolled in the program about the impact of the program on building their life projects.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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