Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12862
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EstherFerreiraSchiller.pdf2,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre perfis de parturientes e vias de parto no Brasil
Autor(es): Schiller, Esther Ferreira
Orientador(es): Collares, Ana Cristina Murta
Assunto: Sociologia da saúde
Parto (Obstetrícia)
Parto normal
Partos cesáreos
Parturientes
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 12-Abr-2016
Referência: SCHILLER, Esther Ferreira. A relação entre perfis de parturientes e vias de parto no Brasil. 2015. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Pesquisa exploratório-descritiva acerca do número de partos cesáreos no Brasil a partir do delineamento de quem são as parturientes. Por meio do levantamento de dados diretamente no banco do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) reuniu-se informações acerca da idade, histórico gestacional, escolaridade, cor/raça/etnia, estado civil, tipo de parto de todas as parturientes do ano de 2013 no Brasil a fim de identificar eventual perfil das parturientes que optam pela via de parto cesariana em detrimento da via de parto normal. A análise dos dados com base em medidas estatísticas e no confronto com os indicadores sociais Produto Interno Bruto (PIB) (calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), coeficiente de Gini (Gini) (calculado, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) (medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD) demonstrou que, no plano individual, quanto maior a escolaridade maior a tendência pelos partos cesáreos e, no plano regional, quanto maior o IDHM também maior a tendência pelos partos cesáreos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons