Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrieladeAlmeidaPereira.pdf177,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Racismo na infância : como as políticas públicas de valorização da identidade racial auxiliam no combate à discriminação
Autor(es): Pereira, Gabriela de Almeida
Orientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Racismo
Discriminação na educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Abr-2016
Referência: PEREIRA, Gabriela de Almeida. Racismo na infância: como as políticas públicas de valorização da identidade racial auxiliam no combate à discriminação. 27 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Assim como em outros ambientes sociais, o racismo ainda está presente nas escolas. A infância é um período determinante no processo de evolução de um indivíduo, portanto muitas das práticas que envolvem esse pequeno cidadão ainda na idade escolar contribuem para o seu futuro. Pensando nisso, a Lei 10.639/03 surgiu como forma de minimizar os efeitos do racismo nesses locais. Ao tornar obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira, cria-se um maior entendimento sobre as nossas origens e essa compreensão traz benefícios como um conhecimento mais profundo das raízes brasileiras, além de estimular a autoestima da criança. É função dos gestores educacionais trabalhar para que a questão da raça seja discutida durante todo o ano letivo e não se limite ao Dia da Consciência Negra. Infelizmente o número de professores preparados para tratar do tema ainda é pequeno no país. No entanto, são muitas as políticas públicas que atuam para pôr em prática o que diz a Lei, com o intuito de diminuir manifestações racistas nas escolas públicas e privadas. Assim funciona o programa A Cor da Cultura, o qual destacamos neste trabalho por ser um projeto educativo que valoriza a cultura afro-brasileira. Por meio dele, observamos outras políticas públicas que têm como objetivo instruir gestores a trabalhar com a questão racial no ambiente estudantil. Duas professoras e uma vice-diretora de escolas públicas do Distrito Federal foram entrevistadas para que pudéssemos ver mais de perto como o racismo é tratado dentro das escolas. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
As in other social environments, racism is still present in schools. Childhood is a crucial period in the evolution process of an individual, so many of the practices surrounding this small citizen still at school age contribute to his or her future. Following this idea, the Law 10.639/03 emerged as a way to reduce the effects of racism in these places of learning. To make the study of Afro-Brazilian History and Culture mandatory, it creates a greater understanding of our origins and this understanding brings benefits like a deeper knowledge of Brazilian roots and also encourages the child’s self-esteem. It is the role of educational managers to ensure that the race issue is discussed throughout the school year and is not limited to the Black Awareness Day. Unfortunately the number of teachers prepared to deal with the issue is still small in the country. However, there are many policies that work to put into practice what the law says in order to decrease racist manifestations in public and private schools. Like A Cor da Cultura’s program, which we highlight as an educational project that values African-Brazilian culture. Through him, we observed other public policies that aim to instruct managers to work with the issue of race in student life. Two teachers and a vice director of public schools in the Distrito Federal were interviewed, so we could see more closely how racism is handled in schools
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons