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Título: Perspectiva escolar acerca da diversidade sexual : um estudo de caso
Autor(es): Dell’ Erba, Maitra De Biase
Orientador(es): Farias, Edson Silva de
Assunto: Diversidade sexual
Homofobia
Bullying
Machismo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Abr-2016
Referência: DELL' ERBA, Maitra De Biase. Perspectiva escolar acerca da diversidade sexual: um estudo de caso. 2015. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Nesse trabalho apresento a discussão feita por alguns sociólogos sobre o processo de socialização, relações de gênero e diversidade sexual. O habitus de gênero é resultado da incorporação de padrões masculinos e femininos estereotipados. A escola é uma Instituição que valoriza o capital cultural da elite dominante, articulando assim a reprodução de representações patriarcais. Dessa forma, é necessário colocar nas pautas das escolas debates sobre gênero e diversidade sexual. Com base em dados provenientes do Disque 100 analiso o aumento de denúncias feitas acerca de violações contra pessoas LGBTTT, e como a homofobia é um problema letal na sociedade brasileira. Dentro das escolas, esse preconceito é traduzido através de ações violentas, como o bullying. Através de um estudo de caso realizado no Centro Educacional Darcy Ribeiro busco compreender as estratégias que os professores utilizam para combater esse tipo de comportamento.
Abstract: In this paper I present the argument made by some sociologists about the process of socialization, gender relations and sexual diversity. The gender habitus is a result of the merger of male and female patterns stereotyped. The school is an institution that values the cultural capital of the ruling elite, thus articulating playing patriarchal representations. Thus, it is necessary to put on the agendas of schools debates on gender and sexual diversity. Based on data from the Dial 100 I make an analysis about the increase of complaints made about violations against LGBTTT people, and how homophobia is a deadly problem in Brazilian society. Within schools, this prejudice is translated through violent actions such as bullying. Through a case study in Educational Center Darcy Ribeiro I seek to understand the strategies that teachers use to combat this type of behavior.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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