Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizGustavodeSouzaJesus.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise probabilística de estabilidade de taludes de barragem de terra
Autor(es): Jesus, Luiz Gustavo de Souza
Orientador(es): Cordão Neto, Manoel Porfírio
Assunto: Barragens de terra
Taludes (Mecânica do solo)
Data de apresentação: 15-Dez-2015
Data de publicação: 8-Abr-2016
Referência: JESUS, Luiz Gustavo de Souza. Análise probabilística de estabilidade de taludes de barragem de terra. 2015. xi, 56 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: É comum que análises de estabilidade de taludes sejam feitas por métodos determinísticos, que determinam um Fator de Segurança (FS) para a barragem. Entretanto, esses métodos não quantificam as incertezas inerentes aos parâmetros de resistência do material. Para superar esse problema são utilizados métodos probabilísticos. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise probabilística da estabilidade de uma barragem de terra e obter quais as características, dentre o peso específico, ângulo de atrito, coesão e permeabilidade do corpo e do filtro, a mais importante para a segurança do talude. Para tanto serão utilizados os métodos probabilísticos First Order and First Moment (FOSM) e o Método das Estimativas Pontuais (PEM) para analisar os parâmetros associados aos materiais utilizados para construir duas barragens. A primeira feita com material compactado na umidade ótima e outro compactado no ramo seco. Os resultados mostraram que o ângulo de atrito e a coesão são os parâmetros mais importantes para a segurança do talude, enquanto as permeabilidades tiveram pouca ou nenhuma contribuição. Além disso, os métodos diferiram entre si na hora de apresentar a probabilidade de ruptura, porém a classificação quanto ao desempenho. Portanto, os dados mostram as características mais importantes na hora de selecionar o material para a construção da barragem é o ângulo de atrito e a coesão, assim a análise probabilística ajuda ao projetista diminuir o custo de construção da mesma.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons