Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_StellaTavaresBragaAvelino.pdf370,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As fronteiras da memória na relação autor/personagem na obra de Raduan Nassar
Autor(es): Avelino, Stella Tavares Braga
Orientador(es): Rodrigues, Fabricia Walace
Assunto: Análise literária
Lavoura arcaica (1975) - obra
Nassar, Raduan, 1935-
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 7-Abr-2016
Referência: AVELINO, Stella Tavares Braga. As fronteiras da memória na relação autor/personagem na obra de Raduan Nassar. 2014. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Entender como se dá a relação entre memória e autor implica conhecer o que de fato é o autor, como ele mesmo se constrói e se desconstrói na sua própria escritura perante sua responsabilidade para o sentido e significação de sua obra. Tendo como corpo dessa análise a obra de Raduan Nassar, Lavoura arcaica, busco a singularidade do autor expressa no texto, a seleção da memória que o construiu, sejam elas reais ou ficcionais. Há, na obra, um processo constante de outrar-se entre autor e personagem para transmitir a memória, a reflexão de um momento, a lembrança traduzida na escrita. O personagem toma posse da memória do autor para que se construa uma obra onde palavras possam representar memórias a partir de uma realidade ficcional contígua à realidade do mundo real. O distanciamento do eu-próprio como autor para a aproximação do eu-outro como personagem e o contrário, devem ser constantes para que, dessa forma, autor e personagem constituam uma só memória. O entrelaçamento entre Nassar e o personagem André é necessário para compor a escritura da obra, para a perda da identidade original, proporcionando uma completa fusão de corpos – autor, personagem – a fim de dar imortalidade a uma memória através da escritura.
Abstract: Understanding how the relationship between memory and the author entails knowing what in fact is the author, as he constructs and deconstructs himself on its own writing before his responsibility for its direction and meaning. Having Raduan Nassar’s Lavoura arcaica as the body of work for this analysis, I seek the uniqueness of the author expressed in the text, the selection of memory that built it, whether they are real or fictional. There is, in this work, a constant process of the author and the character putting themselves in the other’s shoes to transmit the memory, the reflection of a moment, a memory translated into writing. The character takes possession of the author’s memory to build a composition where words can represent memories from a fictional reality contiguous to the reality of the real world. The distance of I-own as an author for the approaching I-other as the character, and vice versa, must be constant so, in this way, author and character can constitute a single memory. The intertwining of Nassar with the character André is necessary to compose the writing of the work, for the loss of the original identity, making it possible a complete fusion of bodies – author, character – for immortality to be given to a memory, through the writing.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras - Português, Monografia em Literatura, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons