Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12792
Título: | A família na vida escolar dos alunos e a interface com as formas de mediação da escola e do professor |
Autor(es): | Cavalcanti, Jéssica Alves |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Ensino fundamental Educação - participação dos pais |
Data de apresentação: | 8-Dez-2015 |
Data de publicação: | 7-Abr-2016 |
Referência: | CAVALCANTI, Jéssica Alves. A família na vida escolar dos alunos e a interface com as formas de mediação da escola e do professor. 2015. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar a participação ou não da família na vida escolar dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e as implicações no processo de aprendizagem, sob a perspectiva dos pais/responsáveis, dos estudantes e do professor. Comprometendo-se a: (1) Identificar as dificuldades enfrentadas pelas famílias em acompanhar a vida escolar de seus filhos/dependentes; (2) Apontar os principais problemas advindos da ausência dos pais/responsáveis na vida escolar dos alunos (3) Refletir sobre as possíveis formas de mediação da escola e do professor frente aos estudantes cujas famílias não estão presentes na vida escolar. Foi feita primeiramente uma revisão bibliográfica nos autores Eulália H. Maimoni e Márcia E. Bortone (2001), Valéria Aparecida Chechia e Antônio dos Santos Andrade (2005), Maria Auxiliadora Dessen e Ana da Costa Polonia (2007), Antonio Roberto Seixas da Cruz (2007), dentre outros, os quais embasaram teoricamente as pesquisas e estudos executados. A metodologia de caráter qualitativo, contou com a realização de entrevistas estruturadas e aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados indicou que a distância dos pais/responsáveis em relação aos estudos dos filhos, é ocasionada devido a diversos fatores, sendo o trabalho, um dos principais, todavia, há aqueles familiares que mesmo trabalhando, reconhecem a importância da participação da família na escola, e do acompanhamento à aprendizagem das crianças. Referente aos estudantes que não contam com a presença dos pais/responsáveis em sua vida escolar, a escola e o professor é quem irá propor formas de mediação para o aprendizado destes educandos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons