Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12790
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CleicyHelinCostaAdiodato.pdf718,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões acerca do uso exacerbado de psicofármacos no ambiente escolar
Autor(es): Adiodato, Cleicy Helin Costa
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Crianças - medicalização
Educação de crianças
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 7-Abr-2016
Referência: ADIODATO, Cleicy Helin Costa. Reflexões acerca do uso exacerbado de psicofármacos no ambiente escolar. 2014. 99 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda a medicalização na escola, investigando as razões do crescente número de crianças medicalizadas e problematizando a aproximação dessa prática ao campo educacional e ao educador. Estaria o atual modelo de educação intrinsecamente relacionado ao uso exacerbado de psicofármacos para “curar” o mal-estar que a infância “confinada” tem causado aos modelos ideais de comportamento que a sociedade moderna impõe? Para responder a esta questão, foi realizada pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa, sendo utilizada entrevista semiestruturada junto a professoras da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, psicólogas escolares, psicóloga clínica e orientadora educacional. A problematização das falas dos sujeitos foi construída a partir da análise dos fragmentos dos discursos das participantes, articulados à teoria apresentada neste trabalho. Através deste estudo foi possível perceber que a medicalização tem servido para justificar o fracasso do atual modelo educacional e, por isso, não é possível considerar a falta de atenção e o não aprendizado como algo intrínseco ao aluno. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion paper addresses the medicalization in school, investigating the reasons of medicalized children‟s growing number and questioning the approach of medicalization to the educational field and to the educator himself. Would the current education model be intrinsically related to the abuse of psychotropic drugs to "cure" the malaise that childhood "confined" has caused to ideal models of behavior modern society imposes? To answer this question, a research was carried out from a qualitative approach, being used as a semi-structured interview. For this research were interviewed teachers of early childhood education and early years of elementary school, school and clinical psychologists, and guidance counselor. The questioning of participants' speech was constructed from the analysis of fragments of their speeches articulated with the theory presented here. Through this study it was revealed that medicalization has served to justify the current educational model failure, and therefore can not be considered the lack of attention and the difficult of learning as something intrinsic to the student.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons