Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12788
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AmandaMariaGarciaHolgadodeOliveira.pdf199,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O encantamento da poesia do inútil : reflexões sobre Manoel de Barros
Autor(es): Oliveira, Amanda Maria Garcia Holgado de
Orientador(es): Araújo, Adriana de Fátima Barbosa
Assunto: Poesia brasileira
Literatura brasileira
Barros, Manoel de, 1916-2014
Data de apresentação: 26-Jun-2015
Data de publicação: 6-Abr-2016
Referência: OLIVEIRA, Amanda Maria Garcia Holgado de. O encantamento da poesia do inútil: reflexões sobre Manoel de Barros. 2015. 27 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O estudo da poesia de Manoel de Barros e suas ressignificâncias a partir das imagens que engrandecem o mundo é a que se propõe este trabalho, com objetivo conhecer seu mundo e suas palavras Suas origens poéticas, influências, seu lugar na literatura brasileira e uma análise sob a perspectiva arte – artista – sociedade serão a base para as reflexões que se seguem. Tais reflexões serão abordadas teoricamente para que se alcance na poesia estudada significâncias além do encantamento provocado por ela e por todo seu universo natural em busca de toda origem das coisas. Serão analisados ainda dois poemas “III. Páginas 13, 15 e 16 dos 29 escritos para conhecimento do chão através de São Francisco de Assis”, do livro “Gramática Expositiva do Chão” e o poema “Despalavra”, do livro “Ensaios Fotográficos”. Podendo destacar através da pesquisa sua resistência aos sistemas dominantes e sua expressão artística inovadora.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras - Português, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons