Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12782
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ZildeteHenriqueRicardo.pdf542,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A presença da brincadeira na educação infantil
Autor(es): Ricardo, Zildete Henrique
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Educação de crianças
Brincadeiras
Atividades lúdicas
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 6-Abr-2016
Referência: RICARDO, Zildete Henrique. A presença da brincadeira na educação infantil. 2015. vi, 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015.
Resumo: Analisar a presença das brincadeiras na Educação Infantil e seus aspectos didático-pedagógicos é objetivo geral do presente trabalho investigativo que se derivou do seguinte problema de pesquisa: Qual a importância das atividades lúdicas na prática didático-pedagógica em três turmas da educação infantil – faixa etária de 4 a 5 anos de idade na rede Municipal de ensino em Mozarlândia-Go. Como objetivo específico elaborei os seguintes: a)Verificar a concepção de lúdico que fundamenta atividades didático-pedagógicas na educação infantil na escola pesquisada; b)Analisar como são discutidas e planejadas as atividades lúdicas para as três turmas pesquisadas; c) Identificar as praticas didático pedagógicas relacionada as atividades lúdicas nas três turmas da escola pesquisada. A opção metodológica da pesquisa foi qualitativa de natureza descritiva, com o objetivo de analisar a importância das brincadeiras, dos brinquedos e dos jogos no processo de desenvolvimento da criança. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram à observação em três turmas do Jardim I, II e questionários com perguntas abertas aplicados em três professoras atuantes nessas três turmas da escola da Rede Pública de Ensino do Município de Mozarlândia-Go. Um questionário com perguntas abertas também foi aplicado à coordenadora da escola pesquisada. A fundamentação teórica deste estudo baseou-se, em alguns dos principais autores estudiosos da temática em torno do lúdico na educação infantil, destacando-se: Craidy e Kaercher. (2001); Nunes; e Silva (2000); Vygotsky (1984); Almeida, (2013); Brougère (1998), entre outros. Como principais resultados deste estudo foram sinalizados que há uma consciência e reconhecimento por parte das professoras e da coordenadora em torno da importância do brincar na educação infantil. No entanto, o planejamento das atividades lúdicas carece de maiores discussões e reflexões no sentido de uma vinculação mais apurada articulando a temas, projetos inerentes às orientações curriculares da educação infantil. Os resultados evidenciaram ainda que seria importante que a escola ampliasse e estendesse as oportunidades de formação continuada das professoras, estimulando e oferecendo condições para que estas pudessem participar de oficinas, de brinquedos e brincadeiras, cursos de extensão ou outros, no sentido de ampliar o repertório de brincadeiras, jogos entre outros. Outro resultado a ser destacado é o reconhecimento por parte das professoras e da coordenadora da importância das brincadeiras, jogos e brinquedos na vida da criança no âmbito escolar ou não. No entanto, essas atividades na escola pesquisada exigem maiores discussões, reflexões no sentido de uma compreensão mais aprofundada de que o brincar em si é uma forma de aprendizagem no universo infantil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons