Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunoGoncalvesRodriguesCosta.pdf341,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Redução de valor recuperável de ativos : um estudo sobre evidenciação das empresas listadas na BOVESPA decorrente da aplicação do CPC 01 (R1)
Autor(es): Costa, Bruno Gonçalves Rodrigues
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Ativos (Contabilidade)
Teste de Recuperabilidade - impairment
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 6-Abr-2016
Referência: COSTA, Bruno Gonçalves Rodrigues. Redução de valor recuperável de ativos: um estudo sobre evidenciação das empresas listadas na BOVESPA decorrente da aplicação do CPC 01 (R1). 2014. (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Considerando as modificações correntes na contabilidade brasileira com adoções de processos os quais visam a convergência com as normas internacionais desde a sanção das leis 11.638/2007 e 11.941/09, o presente trabalho busca verificar se as companhias de capital aberto que reconheceram perda no valor recuperável de ativos de 2008 a 2013 seguiram as exigências do pronunciamento técnico CPC 01 (R1) – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, cujo principal objetivo é divulgar normas de contabilidade levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais. Para verificar este objetivo, utilizou-se das Demonstrações Financeiras Padronizadas e as Notas Explicativas das empresas de capital aberto, integrantes da carteira teórica do índice BOVESPA. Os dados colhidos foram organizados em tabelas as quais auxiliaram a análise das informações disponibilizadas pelas companhias. A pesquisa revela que a primeira empresa a divulgar todas as informações necessárias contidas no CPC 01 (R1) foi a CESP em 2010. Concluiu-se também que algumas empresas ainda não divulgam as informações de maneira completa e poucas companhias reconhecem perda pelo teste de impairment. O método mais utilizado pelas empresas para calcular o valor recuperável dos ativos foi o de valor em uso, na medida em que o método do valor justo líquido de despesa de alienação foi utilizado apenas no ano de 2013.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons