Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/12772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaPaulaQueirozDeVasconcelos.pdf269,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção da leitura e da escrita na educação infantil
Autor(es): Vasconcelos, Ana Paula Queiroz de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Práticas pedagógicas
Educação de crianças
Letramento
Alfabetização
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Abr-2016
Referência: VASCONCELOS, Ana Paula Queiroz de. A construção da leitura e da escrita na educação infantil. 2015. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como temática a alfabetização e letramento na Educação Infantil. A pesquisa apoiou-se em observações participantes, onde o pesquisador se encontra inserido no contexto estudado. A observação foi feita em uma turma de Jardim II com sujeitos de 5 e 6 anos de uma escola particular de Brasília. Procurou-se compreender como acontece a ação pedagógica exercida pela professora, e as estratégias utilizadas para alfabetiza e letrar antes do ensino fundamental. O critério para a escolha,foi o acesso para que a pesquisa fosse realizada. Foi perceptível através das crianças que atividades de interação com a língua, a contação de histórias, a brincadeira e o uso da música, trouxeram resultados positivos, pois através da mediação da professora, a criança é capaz de evoluir em suas hipóteses de escrita. A alfabetização é um processo longo e continuo, e o seu inicio pode acontecer na educação infantil sendo prazerosa e significativa para a criança.
Abstract: This work has the theme literacy and literacy in kindergarten. The research relied on participant observation, where the researcher is inserted in the context studied. The observation was made in a class of Garden II with subjects of 5 and 6 years of a private school in Brasilia. He tried to understand as it is the pedagogical action exerted by the teacher as well as the strategies used to literate and letrar before elementary school. The criterion for the choice was the access for research to be carried out. It was noticeable through the children interaction activities with the language, story-stories, a play and the use of music brought positive results because through teacher mediation children are able to evolve their chances of writing. Literacy is a long and continuous process, and its beginnings can happen in early childhood education being pleasurable and meaningful to the child.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons