Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12761
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RozaniaPaulaMachadoVaz.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A indisciplina como obstáculo para o ensino aprendizagem no 4° ano do ensino fundamental
Autor(es): Vaz, Rozania Paula Machado
Orientador(es): Pereira, Sônia Freitas Pacheco
Assunto: Disciplina escolar
Ensino fundamental
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Abr-2016
Referência: VAZ, Rozania Paula Machado. A indisciplina como obstáculo para o ensino aprendizagem no 4° ano do ensino fundamental. 2015. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília-DF, 2015.
Resumo: O presente estudo visa analisar a indisciplina como um entrave para a aprendizagem de alunos no 4º ano do ensino fundamental, da Escola Tancredo Ferreira Pinto, na Cidade de Mozarlândia - GO. Com o objetivo de identificar os fatores que geram a indisciplina escolar, com um olhar voltado para o processo ensino aprendizagem e para as relações sociais e institucionais enquanto constituídas e constituintes desse comportamento. A indisciplina é um problema grave, que atrapalha o rendimento escolar não somente do aluno indisciplinado, como compromete também o rendimento de todos em sala de aula. Não faz distinção de cor, sexo, ou situação econômica. Podendo ter inúmeras razões e causas. O pedagogo deve ter um olhar clínico para identificar o que está por de tais atos. E, agir com medidas educativas com o objetivo de findar tais atos. Durante a realização deste, verificou-se também a grande variação na definição do que é indisciplina. Com a pesquisa em campo pode-se observar a forma que os docentes lidam com o ato indisciplinar, seus fatores geradores. Entretanto surgem questionamentos em relação como ser um bom professor e como manter a habilidade de manejar o comportamento de seus alunos, a fim de ajudá-los a aprender e compreender melhor as atividades propostas em sala de aula. A proposta metodológica adotada foi à pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com levantamento bibliográfico e pesquisa campo com aplicação de questionários. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to analyze the indiscipline as an obstacle to the learning of students in the 4th grade of elementary school, the Town School Tancredo Ferreira Pinto, in Mozarlândia-GO city. In order to identify the factors that generates the school indiscipline, with an eye toward the teaching and learning for social and institutional relations as constituted and constituent of this behavior. The discipline is a serious problem that hinders academic achievement not only of unruly student, but also compromises the income of everyone in the classroom. It makes no distinction of color, sex, or economic status. Have numerous reasons and causes. The teacher should have a clinical look to identify what is of such acts. And act with educational measures aimed at ending such acts. During the course of this, it is also found wide variation in the definition of what is indiscipline. With field research can observe the way teachers deal with in disciplinary act, their generating factors. However questions arise regarding how to be a good teacher and how to maintain the ability to manage the behavior of their students in order to help them learn and better understand the activities proposed in class. The methodology used was the bibliographical research exploratory, with literature and research field with questionnaires.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons