Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VivianeGoncalvesMendes.pdf6,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação quantitativa dos danos na estrutura de concreto armado da Biblioteca Central da UnB e proposta de plano de gestão da manutenção dos edifícios da Universidade
Autor(es): Mendes, Viviane Gonçalves
Orientador(es): Castro, Eliane Kraus de
Assunto: Arquitetura - conservação e restauração
Edifícios - manutenção
Concreto armado
Data de apresentação: 10-Dez-2014
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: MENDES, Viviane Gonçalves. Avaliação quantitativa dos danos na estrutura de concreto armado da Biblioteca Central da UnB e proposta de plano de gestão da manutenção dos edifícios da Universidade. 2014. xi, 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Dadas as atuais condições de visível deterioração dos prédios da Universidade de Brasília, é reconhecida a necessidade de manutenção preventiva/corretiva como forma de garantir um padrão aceitável para a edificação ao longo de sua vida útil prevista. Este projeto final tem por objetivo avaliar a edificação da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE), Campus Darcy Ribeiro, utilizando inspeções adequadas para subsidiar o plano de gestão da manutenção de edifícios. A realização de uma inspeção adequada é capaz de criar um banco de dados da estrutura, contribuindo para a sua avaliação e definição de ações para recuperação ou manutenção dos níveis de desempenho dessas estruturas. Para a avaliação da estrutura foi utilizada a metodologia de avaliação quantitativa de estruturas de concreto proposta pelo PECC/UnB: a metodologia GDE. A inspeção e documentação foram feitas segundo o roteiro desta metodologia e a partir de fotos digitais para posterior ilustração e análise. Os elementos estudados para a avaliação da Biblioteca foram: pilares (brises), lajes de coroamento e juntas de dilatação. Os pilares tiveram seu nível de deterioração classificado como sofrível, as juntas de dilatação apresentaram nível de deterioração crítico assim como as lajes de coroamento. Por fim, a análise da estrutura da Biblioteca resultou em grau de deterioração crítico, refletindo a intensa deterioração dos elementos estudados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons