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Título: Educação inclusiva possibilidades e limites : o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDA/H) em questão
Autor(es): Barbosa, André Luis
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Educação especial
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: BARBOSA, André Luis. Educação inclusiva possibilidades e limites: o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDA/H) em questão. 2015. 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2015.
Resumo: A pesquisa aqui apresentada procurou observar como os profissionais da pedagogia dispensam atendimento aos alunos com características do Transtorno de Déficit de Atenção Hiperativos (TDA/H) ou não, analisando de uma forma ampla as possibilidades e limites encontrados por eles nas salas de aula da rede pública do Distrito Federal. Por meio de entrevistas semiestruturadas e análise dos documentos que regulam o funcionamento do sistema educacional destinado a atender aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE). Para melhor entender o problema, procuramos junto a Secretaria de Estado da Educação, na Subsecretaria de Planejamento Acompanhamento e Avaliação Educacional informações sobre quantitativos e fomos direcionados a Coordenação de Informações Educacionais que disponibilizou Censo Escolar da Rede Pública do Distrito Federal do ano de 2015. As entrevistas ocorreram na Gerência Regional de Educação Básica, Coordenação Regional de Ensino Plano Piloto/Cruzeiro, com a Coordenação do Serviço de Apoio a Aprendizagem e em duas escolas da rede pública, onde foram ouvidos Gestores, Coordenadores, Equipe Itinerante e Professores buscando investigar quais os procedimentos adotados com ANEE, evidenciando os portadores de TDA/H no universo amostral analisado. Os dados coletados revelam que a realidade investigada não condiz com a existente no sistema educacional da rede pública do Distrito Federal, pois conta com uma estrutura privilegiada, no entanto, existem limitações para o êxito pleno daquilo que os profissionais classificariam como o ideal para se trabalhar com os ANEE. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research presented here sought to observe how the pedagogy of professional dispense care to students with Attention Deficit Disorder characteristics of Hyperactive attention (ADD / H) or not, analyzing in a comprehensive way the possibilities and limits found for them in the network classroom public of the Federal District. Through semi-structured interviews and analysis of documents governing the operation of the educational system to meet the Learners with Special Educational Needs (SSEN). To better understand the problem we seek together the Ministry of Education, the Monitoring Secretariat for Planning and Educational Evaluation information on quantitative and were directed the Coordination of Educational Information which provided school census Public Network Federal District 2015. Interviews occurred in the Regional Education Management Basic, Regional Coordination of Education Pilot / Cruise Plan, with the Coordination Service Learning and in two public schools, where they were heard Managers, Coordinators, Itinerant Team and Teachers seeking to investigate what procedures adopted with SSEN, highlighting those with ADD / H in the analyzed sample universe. The collected data show that the national reality does not match existing in the educational system of the public network of the Federal District therefore has a privileged structure, however, there are limitations to the success full of what professionals would classify as the ideal to work with SSEN.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
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