Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12744
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucasKawanoMori.pdf7,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação econômica de empreendimentos imobiliários em Samambaia e Valparaíso (GO)
Autor(es): Mori, Lucas Kawano
Orientador(es): Fortes, José Augusto Abreu Sá
Assunto: Investimentos - análise
Empreendimento imobiliário
Data de apresentação: 9-Jul-2015
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: MORI, Lucas Kawano. Avaliação econômica de empreendimentos imobiliários em Samambaia e Valparaíso (GO). 2015. viii, 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O ramo da construção civil é muito competitivo, dinâmico e relevante para qualquer economia pois gera bens de alto valor agregado e demanda altas quantias de investimento. Tornando necessário nesse meio desenvolver os métodos de avaliação econômica da forma mais eficiente e realista possível, auxiliando no processo de tomada de decisão. O outro assunto abordado no trabalho é o programa Minha Casa Minha Vida que é um exemplo de iniciativa do governo federal com o objetivo de atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas. Este estudo tenta aliar os dois assuntos, considerados de grande utilidade para um engenheiro civil, em uma comparação de dois empreendimentos imobiliários. Neste trabalho foram realizadas avaliações econômicas de dois empreendimentos localizados em Valparaíso/GO e em Samambaia/DF, a fim de se conhecer e entender melhor os métodos de análise de rentabilidade, sobre as características das duas cidades e sobre o programa Minha Casa Minha Vida. Foram utilizados como parâmetros para a comparação a Taxa interna de Retorno (TIR), Valor presente Líquido (VPL) e o pay-back time. Comparando-se ao fim os resultados de cada parâmetro e também de uma análise de sensibilidade chegando se a conclusão de que o projeto AUTOGRAFICS é mais atrativo financeiramente do que o projeto SAMAMBAIA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons