Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12740
Título: | O PIBID e a construção de jogos pedagógicos por alunos do ensino médio : relatos e reflexões sobre o processo |
Autor(es): | Mendes, Herllen Walleson Ramalho |
Orientador(es): | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias |
Assunto: | Atividades lúdicas Jogos educativos Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 4-Abr-2016 |
Referência: | MENDES, Herllen Walleson Ramalho. O PIBID e a construção de jogos pedagógicos por alunos do ensino médio: relatos e reflexões sobre o processo. 2015. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Os jogos educativos são ferramentas que podem proporcionar aos participantes momentos de lazer, bem como auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. A utilização desse recurso pode ser testada em escolas públicas com alunos do Ensino Médio, por intermédio do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, de modo que esses jogos foram
construídos pelos próprios alunos, sob supervisão dos bolsistas do PIBID. Esse diferencial proporciona aos alunos maior interação com seus colegas e principalmente com os conteúdos abordados em sala de aula. A avaliação da aprendizagem poderá ser observada tanto na etapa de reformulação dos jogos, quanto a partir de questões contidas nesses e que serão resolvidas pelos educandos. Esse fator pode auxiliar no desenvolvimento do interesse dos alunos por disciplinas que historicamente são rejeitadas pela maioria desses. Ainda que se observe grande crescimento na área do lúdico em sala de aula, percebe-se que esse avanço é gradual, e que precisa de maior adesão por parte dos professores, além de mais pesquisas acerca de seu desenvolvimento. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons