Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12740
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HerllenWallesonRamalhoMendes.pdf809,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O PIBID e a construção de jogos pedagógicos por alunos do ensino médio : relatos e reflexões sobre o processo
Autor(es): Mendes, Herllen Walleson Ramalho
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Atividades lúdicas
Jogos educativos
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: MENDES, Herllen Walleson Ramalho. O PIBID e a construção de jogos pedagógicos por alunos do ensino médio: relatos e reflexões sobre o processo. 2015. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os jogos educativos são ferramentas que podem proporcionar aos participantes momentos de lazer, bem como auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. A utilização desse recurso pode ser testada em escolas públicas com alunos do Ensino Médio, por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, de modo que esses jogos foram construídos pelos próprios alunos, sob supervisão dos bolsistas do PIBID. Esse diferencial proporciona aos alunos maior interação com seus colegas e principalmente com os conteúdos abordados em sala de aula. A avaliação da aprendizagem poderá ser observada tanto na etapa de reformulação dos jogos, quanto a partir de questões contidas nesses e que serão resolvidas pelos educandos. Esse fator pode auxiliar no desenvolvimento do interesse dos alunos por disciplinas que historicamente são rejeitadas pela maioria desses. Ainda que se observe grande crescimento na área do lúdico em sala de aula, percebe-se que esse avanço é gradual, e que precisa de maior adesão por parte dos professores, além de mais pesquisas acerca de seu desenvolvimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons